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Inovação | STARTUP
Tração: o poder de crescimento de uma startup

Depois de conquistar seu lugar no mercado, o empresário começa a preocupar-se com a expansão de seus negócios.

· 10/09/2015 · Atualizado em 20/05/2023
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O que é

Após os três momentos iniciais de uma startup (curiosidade, ideação e operação), o empresário passa para a fase de tração. É quando ele já colocou em prática suas ideias e encontrou o melhor caminho para consolidar sua marca no mercado.

Agora, é necessário descobrir meios para expandir seu negócio, aumentando sua atuação e lucratividade. Esse crescimento deve acontecer, no entanto, sem fazer grandes alterações nos métodos de trabalho utilizados, ou seja, sem descaracterizar o que a empresa conquistou até aqui.

As estratégias, a equipe, o produto ou serviço oferecido e os objetivos não sofrem mudanças significativas, mas devem ser capazes de atrair público bem mais amplo. Nessa fase, os empreendedores são chamados de escaladores.

Características

Para iniciar a fase de tração, do inglês growth stage, a startup deve estar com seus processos definidos e operacionalizando bem.

Por isso, nessa fase, considera-se que a startup atingiu o estágio de maturidade, em outras palavras, ela conseguiu validar definitivamente seu modelo de negócio, conquistar uma base sólida de clientes e atrair rodadas de investimentos significativas.

A tração é a hora de focar no crescimento, alavancar a verba de marketing e vendas, padronizar e otimizar os processos, preparando-se para aumentar o tamanho do negócio, e, assim, conseguir alcançar a sonhada escalabilidade, que já é a próxima fase.

Para isso, é muito importante definir e acompanhar os indicadores-chave de desempenho, os KPIs, para identificar as melhores áreas para focar os esforços e dar um salto de crescimento.

O empresário que está no momento de tração já está com o público-alvo bem definido, sabe quem são seus parceiros e concorrentes, além de seu potencial de vendas.

A empresa é lucrativa e, agora, ele quer ampliar sua atuação para novos mercados. Nesse caso, o empreendedor deve possuir conhecimento vasto sobre o mercado empresarial e sobre sua própria startup.

Além de expandir sua atuação, o empresário dessa categoria também pode buscar parcerias ou investidores que sejam mais experientes que ele e possam colaborar com seu desenvolvimento.

Desafios

Ao estar pronto para ser dono de um negócio maior, o empresário encontra como principal desafio o acesso a recursos para ampliação de sua startup.

Será necessário descobrir formas para que seus ganhos não sejam convertidos apenas para seu próprio sustento, mas que comecem a ser reinvestidos na própria empresa.

Os empreendedores escaladores precisam procurar meios de promoção de suas empresas de modo que pareçam atraentes para investidores com mais poder e experiência de mercado.

A solução, nesse caso, é oferecer dados concretos que comprovem que a empresa cresceu nos últimos meses e tem potencial para se tornar negócio ainda mais lucrativo, o que passará confiança para o possível investidor.

Nessa fase, o empresário também deve ficar atento para reter os talentos de sua equipe e não perder mão de obra qualificada para concorrência.

Funcionários bem preparados são parte importante para fortalecer a imagem e potencializar o crescimento do empreendimento.

Há, ainda, a preocupação em não só conquistar o público novo e cada vez maior, mas manter os que já foram conquistados e são constantemente “bombardeados” com novidades.

Identificado o perfil principal de quem compra seu produto ou serviço, invista fortemente nele.

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