Conheça as estratégias necessárias para a implantação de um programa de transformação digital para pequenos negócios e tenha um diferencial competitivo.

Um estudo realizado em 2021 pelo Sebrae, juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), denominado Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, identificou um crescimento da utilização das redes sociais, aplicativos e canais digitais como canais de vendas.
De acordo com o estudo, o índice de empresas que informaram utilizar pelo menos um canal digital era de 59% em maio de 2020 e passou para 69% em março de 2021. Isso significa que muitas empresas foram obrigadas, pelas mudanças provocadas no mercado de consumo em resposta à crise originada pela pandemia do coronavírus, a implantarem rapidamente estratégias simples e rápidas de transformação digital em seus canais de vendas.
A transformação digital é uma forma como as empresas utilizam as tecnologias digitais, as quais interferem e intermedeiam os processos de informação e comunicação entre as pessoas. As tecnologias digitais usadas como canais de vendas são aquelas que utilizam instrumentos de informação e comunicação, como, por exemplo, a internet e as redes sociais para realizar a interação entre a empresa e os clientes, sem nenhuma ou pouquíssima participação de pessoas.
Hoje, a transformação digital tornou-se um diferencial competitivo, aquilo que faz com que um cliente possa escolher uma determinada empresa para suas transações em relação às outras que estão no mercado. Nesse sentido, é fundamental que a empresa se mantenha competitiva. É importante ressaltar que os custos financeiros para implantação de tecnologias digitais estão bastante acessíveis para os pequenos negócios.
Benefícios
É claro que, para a implantação de um programa de transformação digital para pequenas empresas, algumas estratégias são necessárias:
- Para que fazer a transformação digital no seu negócio? Entenda que é importante fazer um planejamento e definir objetivos e metas para a transformação digital da sua empresa. Um bom motivo para implantá-la é observar os resultados do seu negócio: eles continuam sendo os mesmos, ou está na hora de mudar algumas estratégias?
- Pesquise as tecnologias digitais disponíveis e escolha as mais alinhadas às necessidades da sua empresa: ferramentas de colaboração, sistemas de gestão, nuvem, marketing digital, entre outras.
- Faça uma análise de custos x benefícios, considerando o que cada uma das tecnologias pode trazer de vantagem para a empresa em relação ao seu uso e necessidade de investimento.
- Procure informações, pesquise e estude o tema para tomar as decisões mais acertadas. Se necessário, considere a contratação de uma equipe de TI ou de alguém especializado para implantar as mudanças.
- Faça do Sebrae o seu parceiro para implantar o modelo de transformação digital ideal para sua empresa. No Portal Sebrae você vai encontrar conteúdos, cursos, ferramentas, capacitação e consultoria. Aproveite para saber mais inscrevendo-se nos nossos cursos on-line, clicando nos links Design Thinking: melhore seus resultados nas mídias sociais e Marketing digital para o empreendedor.
Os pequenos negócios podem entrar na era digital e o Sebrae é o parceiro que ajuda você a implantar programas de transformação digital.
Foi um prazer te ajudar :)