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Tue Jan 18 10:54:45 BRT 2022
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Três ferramentas para auxiliar no planejamento estratégico do negócio

Conheça metodologias que facilitam e otimizam o plano de ações do seu negócio

· Atualizado em 18/01/2022
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O planejamento estratégico, para ser eficiente, deve ser feito a partir de uma sequência lógica. Os planos de ações são feitos para curto, médio e longo prazo.

Empresários e administradores devem fazer uma análise de cenário e, então, definir quais são os seus objetivos gerais da empresa e como farão para alcançá-los.  

Em seguida, para o alcance dos objetivos e estratégias gerais, ou seja, identificados no ambiente externo, devem analisar o ambiente interno identificando quais as suas fortalezas, que devem ser aproveitadas, e quais as suas fraquezas a serem minimizadas. Assim poderão ser elaborados os objetivos e estratégias por áreas funcionais das empresas.

Para facilitar, listamos as principais ferramentas utilizadas para fazer um bom planejamento estratégico. Estão disponibilizadas em vários formatos, cabe aos empresários escolher o melhor formato para os seus negócios, conforme afinidade e facilidade de aplicação.

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As ferramentas

Existem diversas ferramentas, entretanto vamos focar nas mais utilizadas: Análise SWOT ou Matriz F.O.F.A., PDCA ou SDCA e Balanced Scorecard (BSC).

1. Análise SWOT ou Matriz F.O.F.A.

Ferramenta que permite a análise de cenário, levantando:

  • Strenghts (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

É uma ferramenta estrutural da administração, que permite sistematizar a análise do cenário, macroambiente e microambiente.

Macroambiente (ambiente externo): identificam-se as oportunidades e as ameaças. É o ambiente que a empresa não controla, porém do qual recebe os impactos em relação à dinâmica dos setores político, econômico, social e tecnológico. As oportunidades são as forças positivas nesses fatores que podem ser aproveitadas pela empresa para sua atuação no mercado. Já as ameaças são as forças negativas desses fatores, limitações, que podem atrapalhar a atuação no mercado.

Microambiente (ambiente interno): identificam-se os pontos fortes e pontos fracos da empresa. Nesse ambiente, a empresa tem controle, identifica suas potencialidades, fortalezas, e  reconhece suas fraquezas,  que não faz bem aquilo que poderia fazer e/ou poderia fazer muito melhor.

Com base no conhecimento do cenário, os empresários devem traçar estratégias para melhor aproveitar as oportunidades e os pontos fortes, e minimizar o que dificulta, as ameaças e seus pontos fracos.

Saiba mais:

 

2. PDCA/SDCA

  • É uma metodologia gerada nos Programas de Gestão da Qualidade, que orienta a organização a traçar estratégias seguindo as etapas de:

    • P – Plan –Planejar: é o momento de localizar problemas e estabelecer planos de ação.
    • D – Do – Executar: é o momento de executar aquilo que foi planejado.
    • C – Check – Controlar: é o momento de verificar se as metas foram atingidas e de acompanhar os indicadores.
    • A – Act – Agir: é o momento de fazer as correções necessárias e padronizar tudo aquilo que deu certo nos processos anteriores.

Saiba mais:

Balanced Scorecard (BSC)

É uma metodologia de administração estratégica que mostra os indicadores de desempenho sob as perspectivas de:

  • Finanças (área financeira)
  • Clientes
  • Processos internos (operações internas)
  • Pessoas e aprendizado (recursos e infraestruturas)

Ou seja, apresenta, por meio de um mapa estratégico, as ações propostas para essas expectativas em uma relação de causa e efeito. Os objetivos e as estratégias gerais serão alcançados pelas ações relacionadas às expectativas:

  • Perspectiva de recursos e infraestrutura: serviços e máquinas adequados, profissionais motivados e competentes.
  • Perspectiva interna: produtos sem defeito, entregas pontuais, inovação de serviços e produtos.
  • Perspectiva do cliente: satisfação e fidelização.
  • Perspectiva financeira: retorno do investimento e valor para os acionistas.

Saiba mais:


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