this is an h1

this is an h2

Wed Sep 21 19:48:28 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Tríplice fronteira, onde o turismo ajuda a empreender

Encontro do Brasil com o Paraguai e Argentina oferece uma junção de atrações ecológicas, comerciais e de serviços que favorecem os negócios.

· Atualizado em 21/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Na hora de viajar, o turista brasileiro pode deparar-se com uma dúvida cruel: conhecer outras culturas ou as belezas de seu próprio e imenso país? Pois a tríplice fronteira, em Foz do Iguaçu - onde o Brasil se encontra com o Paraguai e a Argentina ao mesmo tempo - une as duas possibilidades de turismo. A região, localizada no Oeste do Paraná, oferece ótimas oportunidades comerciais e turísticas para empreender. Vamos conhecer? 

Na tríplice fronteira, os viajantes podem desfrutar de turismo ecológico, conhecer templos de diferentes religiões, obras de engenharia faraônicas, fazer compras e, ainda, curtir ótima gastronomia, barzinhos ou baladas a preços acessíveis.

Para quem pretende empreender na região, há dados importantes a serem levados em conta. Diariamente, 82 mil pessoas passam pela Ponte da Amizade (Brasil-Paraguai) e outras 19 mil pela Ponte Tancredo Neves (Brasil-Argentina), num total de mais de 102 mil pessoas nos dois sentidos, em mais de 39 mil veículos que cruzam as três fronteiras todos os dias. 

É claro que todos esses turistas vão precisar de transporte, alimentação e estadia, impulsionando a atividade econômica da região. Então, que tal conhecer um pouco mais da tríplice fronteira e desenvolver um trabalho voltado para atender às demandas desse público, que necessita de serviços rápidos, confiáveis e de qualidade?

Os três países-irmãos

Foz do Iguaçu é o lado brasileiro da tríplice fronteira formada, também, por Puerto Iguazu (Argentina) e, do paraguaio, pelas cidades: Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandarias.

A tríplice fronteira já tem um ponto turístico a ser visitado, o Marco das Três Fronteiras, com obeliscos em cada um dos lados representando a proximidade entre as nações. Este simbolismo reflete a integração da região, com sua intensa troca cultural, econômica e social, que torna a experiência turística mais interessante.

Na região fronteiriça, é comum usar a moeda de qualquer um dos três países - real, peso ou guarani - e, até mesmo, dólar e euro, visto o grande fluxo de turistas vindos de outros continentes. 

O que mais tem para conhecer?

Em Foz do Iguaçu

  • As Cataratas do Iguaçu

Consideradas uma das sete maravilhas da natureza, as quedas do Rio Iguaçu ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, que conta com riquíssima infraestrutura para receber os turistas.

  • Itaipu Binacional

Esta monumental obra do ser humano pode ser visitada em um passeio panorâmico na barragem. A Itaipu Binacional também mantém um Ecomuseu e o Parque Ecológico Bela Vista.

  • Passeios religiosos

Foz do Iguaçu abriga o Templo Budista Chen Tien, com mais de 120 estátuas, incluindo uma de Buda com mais de sete metros, e uma Mesquita Muçulmana, um edifício de 15 metros de arquitetura arábica.

Além das opções de passeio, Foz do Iguaçu também é preparada para o turismo de negócios. A cidade tem um aeroporto internacional, centros de convenções e muitas opções de compras.

Ciudad del Este

  • Museo El Mensú

Neste museu histórico, o turista pode conhecer a história da segunda maior cidade do Paraguai e entrar na primeira casa construída no local.

  • Costanera de Hernandarias

Um local com atrações diversas, principalmente no verão, devido à extensa praia com vista para o lago de Itaipu.

  • Salto del Monday

Conhecidas como as Cataratas paraguaias, os saltos são três cachoeiras volumosas que se formam no Rio Monday, mais um presente da natureza para a região.

Ciudad del Este também atrai clientes brasileiros que buscam produtos importados vendidos a preços baixos em shoppings e lojas especializadas. 

Puerto Iguazú

  • Cataratas do Iguazú

Com um passeio diferente do lado brasileiro, as trilhas argentinas proporcionam uma vista única da Garganta do Diabo.

  • Marco das Três Fronteiras

Ponto turístico de onde se pode ver os obeliscos do Brasil e do Paraguai.

Puerto Iguazú também oferece uma ótima opção para quem gosta de jogos de cartas, o cassino Iguazu. Além disso, para quem deseja fazer compras, uma alternativa é o Free Shop Duty, com uma grande variedade de artigos importados.

Todas estas opções impulsionam a economia local e sempre abrem espaços para empreendedores explorarem novos nichos de mercado ou oferecerem serviços de excelência aos turistas. Pensando nisso, que tal viajar neste mundo de possibilidades em busca da sua realização profissional e pessoal? 

O Sebrae te ajuda nesta jornada com sua equipe de consultores altamente especializada, seus cursos e capacitações.

E uma boa alternativa para traçar seus planos é o curso Empreendedor de Sucesso: Elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento, pelo WhatsApp. Clique e conheça!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?