this is an h1

this is an h2

Tue Feb 07 20:33:09 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Turismo em Serra Talhada – PE

O município de Serra Talhada, em Pernambuco, vem se destacando nos segmentos do turismo histórico, cultural e ecoturismo.

· Atualizado em 07/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

No sertão de Pernambuco, encontra-se Serra Talhada, terra natal de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, famoso rei do cangaço. A 412 km de Recife, a cidade, também conhecida como a capital do Xaxado, tem uma das histórias mais ricas de todo o estado e também vem despontando no setor do turismo.

O município faz parte da Região de Desenvolvimento do Sertão do Pajeú, formada por 17 municípios, sendo a cidade mais populosa desta região com 87.467 habitantes, conforme estimativas do IBGE em 2021. A região conhecida como Sertão do Pajeú tem sua economia baseada na avicultura, na agropecuária, na pequena indústria, no comércio, serviços e no turismo. Toda a região é rica em engenhos de cachaça e rapadura, lendas e histórias do Ciclo do Cangaço

A cidade é a mais próspera do Sertão do Pajeú, e, no setor turístico, o destaque são os segmentos histórico, cultural e ecoturismo. Sua importante infraestrutura urbana a coloca numa posição privilegiada, como centro em pleno desenvolvimento na área de comércio, lazer e cultura. Repleta de festas e cercada de belas paisagens, Serra Talhada possui grande potencial cultural, com festas literárias, feiras de arte e um potencial incrível para a prática do ecoturismo na serra que deu nome ao lugar.

Investimentos no setor

O governo de Pernambuco, para incentivar o desenvolvimento turístico no interior do estado e descentralizar as rotas turísticas, vem anunciando ações para o segmento de aventura e o criativo. Serão dois novos projetos: o plano pstratégico para o turismo de aventura e uma formação para o segmento de turismo criativo. Com um orçamento de R$ 290 mil, as ações serão realizadas pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e pela Empetur.

A prefeitura de Serra Talhada também firmou parceria com o Sebrae, e os recursos serão investidos em capacitação, qualificação profissional e estudo de potencialidades econômicas. A parceria também inclui um levantamento das potencialidades dos bairros e distritos do município, além de 20 cursos profissionalizantes, 30 cursos técnicos, um curso de charcutaria e um festival gastronômico com o chef César Santos, além de diversas ações de educação empreendedora, sendo ofertada capacitação profissional para mais de dois mil microempreendedores individuais.

Principais pontos turísticos

Entre os principais pontos turísticos da cidade, estão o Museu do Cangaço, a Fundação da Casa da Cultura, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e os mirantes, como o Talhado do Urubu, Chapada do Araripe, do Vale do Pajeú e do Açude do Saco.

Casa do Lampião (Sítio Passagem das Pedras): a cerca de 40 quilômetros do centro da cidade, o Sítio Passagem das Pedras é o local de nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, em 1898, e que foi transformado em um museu em 2001. O museu reúne fotos, roupas de couro, armas usadas pelo lampião e objetos que pertenceram ao “Rei do Cangaço”, restos da casa em que viveu com Maria Bonita, entre outras peças. A visita ao sítio deve ser agendada e, de preferência, ser acompanhada de um guia local que poderá narrar várias histórias incríveis do bando. Outra boa opção é o Museu do Cangaço no centro da cidade.

Xaxado: dança preferida de Virgulino, o xaxado segue ao som do triângulo, da zabumba, da sanfona e do pandeiro. No município, a dança pode ser apreciada em apresentações durante as festas juninas, religiosas ou nos ensaios de grupos de xaxado, aos sábados à tarde.

Mercado Municipal: o mercado da cidade serve café da manhã em balcões coletivos, espalhados por diversos quiosques e funciona das 6 horas às 10 horas. O bolinho de caco, um tipo de panqueca doce e massuda, feita de milho, é uma das guloseimas mais consumidas. Na hora do almoço, o prato principal é a galinha capoeira (a galinha caipira do sertão), baião de bode, arroz vermelho e carne-seca com macaxeira.

Rota do Cangaço e Lampião: a curiosidade pela história e trajetória dos cangaceiros que perdurou até o final da década de 1930 do século passado, permanece viva na memória de muitos brasileiros e serve de estímulo ao turismo no interior de Pernambuco. A rota engloba os municípios de Triunfo, Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, São José do Belmonte e Afogados da Ingazeira.

A Rota do Cangaço serve de estímulo ao desenvolvimento regional, e alguns dos seus atrativos são: os engenhos de rapadura, os poetas, as inscrições rupestres e a cratera do meteoro, a ovinocaprinocultura, o clima, a gastronomia, a caatinga e a história do cangaço.

A Serra: possui várias trilhas, onde é possível observar pássaros que só existem na região e chegar ao topo, no cruzeiro, que presenteia o visitante com uma vista deslumbrante de toda a cidade e de parte do Vale do Pajeú.

Conheça mais da história dessa incrível cidade, assistindo o vídeo do canal Cidades & Cia, no YouTube: Conheça Serra Talhada a "Terra do Rei do Cangaço" em Pernambuco.

Entender as novas tendências de turismo proporciona mais possibilidades e oportunidades para o seu negócio. 

Saiba como elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento, por meio do curso gratuito pelo WhatsApp do Sebrae Empreendedor de sucesso.

Um bom planejamento estratégico é capaz de revolucionar o seu negócio criativo. Faça o curso on-line e gratuito Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos? e aprenda a obter os conhecimentos e ferramentas necessárias para conquistar os resultados que você sonha para a sua empresa. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?