this is an h1

this is an h2

Wed Feb 08 19:50:10 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Turismo histórico movimenta a economia de várias cidades pelo Brasil

Turismo histórico-cultural vem crescendo no país nos últimos anos, e não faltam opções para empreender.

· Atualizado em 08/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com uma área de 8.547.403 quilômetros quadrados, o Brasil é um país de dimensões continentais e repleto de história. Ou seja, não faltam boas opções de locais incríveis para um turista curioso que, além de descansar, também quer aproveitar seus momentos de folga ou as férias para enriquecer a sua base de conhecimento e se fascinar com locais de valor inestimável. Está aí o que chamamos de turismo histórico.

Por possuírem e preservarem seu patrimônio histórico e cultural, muitas cidades acabam tornando-se o destino preferido de viajantes que gostam desse tipo de turismo. Petrópolis e Paraty, no Rio de Janeiro, Salvador e Porto Seguro, na Bahia, e as cidades mineiras de Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina são alguns exemplos de cidades históricas que atraem bastante turistas.

Por isso, a relevância da preservação dos nossos patrimônios culturais e imateriais. São um importante ativo-econômico para o nosso país, responsáveis pelo desenvolvimento local de diversos municípios. São muitas as oportunidades de gerar renda com o turismo histórico-cultural, com as diversas atividades econômicas que envolvem o setor. 

Além de conhecer atrativos que vão de monumentos a construções de época e visitar locais em que ocorreram passagens marcantes da nossa história, os turistas também dedicam parte do seu tempo às compras, para alimentar-se, entre outras opções de lazer. Ou seja, o turismo histórico-cultural abre um leque enorme de oportunidades de negócios para se empreender.  

Uma delas, entretanto, merece um destaque especial. Visitar sozinho uma igreja, mosteiro, castelo ou o centro histórico de um destino turístico pode até ser interessante. Mas, a experiência se tornará ainda melhor se o viajante estiver acompanhado de um guia turístico, pois ele poderá passar informações sobre os locais visitados, que podem mudar a forma de ver as coisas.

A seguir, confira alguns destinos incríveis para fazer turismo histórico-cultural:

- Porto Seguro, Bahia: região que marca o início da história documentada no Brasil. Na Praia de Coroa Vermelha, localizada em Santa Cruz de Cabrália, os portugueses desembarcaram em 1500, tendo o primeiro contato com os nativos, configurando, então, a chegada oficial à nova terra.

- Ouro Preto, Minas Gerais: possui o mais rico acervo de herança arquitetônica e documental do período colonial brasileiro, formado, principalmente, por construções barrocas e belas igrejas. Uma delas, a de São Francisco, é uma das obras mais famosas do pintor e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

- Petrópolis, Rio de Janeiro: localizada na região do estado fluminense, foi a cidade escolhida por Dom Pedro II para a construção de uma casa de verão. Hoje, a construção é o Museu Imperial, que guarda diversas recordações do período do reinado de Dom Pedro II. 

- Estrada Real, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo: criada em meados do século XVIII pela Coroa Portuguesa para oficializar os caminhos para o transporte de diamantes e ouro de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro, é a maior rota turística do Brasil. Tem 1.630 quilômetros de extensão e abrange 179 municípios.

Confira outros conteúdos sobre turismo histórico-cultural:

Turismo histórico e cultural: Brasil, território de possibilidades - Sebrae

Turismo histórico é fonte de renda para empreendedores do Nordeste - Sebrae

Explore também as riquezas histórico-culturais do nosso Brasil por meio do empreendedorismo!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?