this is an h1

this is an h2

Fri Nov 25 02:21:45 BRT 2022
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Turismo rima com cultura local

Empreendedores podem explorar o interesse crescente pela cultura das regiões brasileiras e crescer no setor do turismo.

· Atualizado em 25/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A diversidade cultural do Brasil é cantada em prosa e verso por todo o mundo. Ela inclui a cultura popular e o folclore, a música, o teatro, o cinema, a literatura e a culinária, dentre inúmeras outras atividades. Embora sol e praia ainda sejam os principais motivos da vinda de turistas ao país, grande parte dos estrangeiros e até nacionais têm buscado atividades culturais, como museus, locais históricos e espaços onde as tradições e o folclore popular são as principais atrações.

Segundo a Unesco, o Brasil tem 18 itens inscritos na lista do Patrimônio Cultural Imaterial, entre eles:

- o Círio de Nazaré; o frevo; a roda de capoeira; o complexo cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão; o samba de roda do Recôncavo Baiano; o Yaokwa, ritual índigena do povo Enawene Nawe, do Mato Grosso; o museu vivo do Fandango, no sul de São Paulo e norte do Paraná. Além disso, temos as expressões orais e gráficas dos Wajãpis, índios da família linguística dos tupis-guaranis e que se espalham por diversas regiões do Brasil.

O contato do turista com a cultura local é inevitável. Afinal, é difícil alguém ir a Buenos Aires sem querer conhecer o tango; à Andaluzia sem conhecer a dança flamenca e a Pernambuco sem conhecer o frevo. Alguns empreendimentos possibilitam esse contato por meio de apresentações de shows, músicas, danças, vestimentas e gastronomia – além, é claro, de indicações das referências arquitetônicas e uso de decoração temática com elementos da região, contribuindo para o enriquecimento da experiência dos turistas. 

Um exemplo de empreendimento que une cultura e tradição com músicas e danças é o Pirata Bar & Restô, que fica em Fortaleza (Ceará) e é um local turístico, eclético e irreverente, que reflete a festividade por meio das tradições locais e da identidade cultural cearense. 

O empreendimento foi criado em 1986 por Júlio e Rodolphe Trindade, pai e filho. Um dia, uma senhora da sociedade local procurou o Pirata para comemorar seu aniversário e, apesar de ser uma segunda-feira, a festa foi preparada com todas as características dos dias normais, com direito a forró, chapeuzinho de festa e até um casal de palhaços. Foi a partir daí que o Pirata Bar & Restô começou a construir sua fama e ter a “segunda-feira mais louca do mundo”.

Em fevereiro do mesmo ano, a segunda-feira passou a contar com o forró pé deserra do sanfoneiro Azeitona e, no dia 12 de junho, foi chamada uma segunda banda. Aos poucos, por meio do “boca a boca”, foi se criando a tradição de ir ao Pirata Bar na segunda-feira, quando a noite só termina quando o último "sobrevivente" deixa o salão. A fama da casa correu o Brasil e o mundo, sendo notícia no jornal The New York Times. É por isso que se diz: "Vir ao Ceará e não conhecer o Pirata é como ir a Roma e não ver o Papa.”

Já em Maceió (Alagoas) é imprescindível uma ida ao Maikai Show Bar, uma casa noturna onde acontece o “forró do turista”, todas as segundas-feiras com espetáculos de música e dança animados por bandas locais, juntamente  com o show com Docinho do Acordeon, apresentações de Coco de Roda Xique-Xique, um forró pé de serra típico, e Lambashow com dançarinos (as) que também ensinam um pouco do forró aos turistas.

Como mostram os exemplos acima, os empresários do setor de turismo podem agregar um diferencial competitivo, investindo na oferta de entretenimento cultural e regional em seu empreendimento. Essa iniciativa pode contribuir bastante para o aumento de vendas e a fidelização do turista, além de ajudar na preservação das nossas tradições culturais. 

Conheça as dicas do Sebrae para empreender:

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Turismo, no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?