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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Atraia mais clientes: melhore o layout da sua loja

Logotipo, vitrine, disposição de produtos e de mobiliário, iluminação, cores e limpeza, entre outros são fatores que devem ser observados.

· 09/12/2013 · Atualizado em 03/08/2022
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Os primeiros fatores a serem percebidos pelo potencial cliente tendem a ser  a fachada e o ambiente da loja, e o impacto pode ser positivo ou negativo.

Os fatores que determinam o estilo de comunicação visual são chamados  de merchandising, ou seja, é a forma correta de se comunicar com o  cliente, e para indicar esse estilo devem ser observados: o segmento da loja, o perfil do consumidor e a filosofia de atendimento estabelecida.  

Alguns dos aspectos mais importantes na ambientação e comunicação com os clientes são:

 Logotipo: deve ser relativamente curto, de fácil memorização e passar o conceito da loja e sua atividade.

Layout: é a utilização dos espaços disponíveis, e a melhor forma de adaptá-los ao trabalho de vendas e a comodidade do cliente. Deve considerar:

  • A facilidade de acesso aos consumidores;
  • O local do caixa para efetuar pagamentos;
  • O local de estoque e armazenamento;
  • A disposição dos acessórios para colocação das mercadorias (gôndolas e displays);
  • A localização dos provadores, se for o caso;
  • A disposição das mercadorias e dos corredores, observando a passagem dos clientes;
  • O local das vitrines.

 Higiene e limpeza: o lojista deve ter atenção especial com chão, acessórios, displays, mercadorias, placas e a parte externa da loja. Além de estar limpa, a loja precisa parecer limpa.

Iluminação: iluminar significa realçar loja e produtos. A iluminação pode e deve ser utilizada para destacar produtos ou grupo de produtos, seja internamente ou nas vitrines.

A vitrine destaca os principais aspectos dos produtos. Ela funciona como um convite para que as pessoas confiram as novidades.

 

 Cores: é mais recomendável utilizar cores neutras nas paredes, acessórios e gôndolas, assim os produtos serão realçados.  

  Disposição das mercadorias: as mercadorias devem ser agrupadas de acordo com seu tipo e finalidade ou público a que se destinam, pois a desorganização provoca perda de valor para os produtos expostos

Vitrine: é muito importante que os produtos expostos sempre contenham os respectivos preços, pois o objetivo principal da vitrine é chamar a atenção do consumidor para os produtos da loja, convidando-o a entrar.

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