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Fri Sep 02 02:07:10 BRT 2022
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Unir quantidade e qualidade é essencial no marketing digital

Publicar todos os dias ou apostar em posts marcantes? Essa dúvida é frequente, e a resposta está na junção entre os dois fatores.

· Atualizado em 02/09/2022
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Combinar conteúdo de qualidade com frequência e quantidade é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo. De nada adianta publicar um grande número de posts, se eles não tiverem qualidade. O contrário também vale: postar de vez em quando, ainda que seu conteúdo seja bom, pode não trazer os resultados esperados. 

Um post de qualidade precisa ter um bom planejamento e estar focado nas dores e desejos do seu público-alvo. Não apenas o texto, mas as imagens ou fotos devem ser pensadas e feitas em boa resolução. Por exemplo, se você faz e vende bolos e docinhos para festas, é interessante postar fotos dos seus produtos numa travessa bonita, com um fundo claro, dando destaque para ele.

Se você publicar um vídeo ou mesmo realizar uma live, você não deve abrir mão de um roteiro. Escrever e ler antes de gravar ajuda a ver e ouvir o que não está fazendo sentido. Lembre-se de que você precisa atrair e captar a atenção do seu cliente logo no início do vídeo. Do contrário, ele passa para outro conteúdo. 

Então, ser claro, direto e usar uma linguagem adequada são fatores decisivos. E, no caso de publicações, não esqueça de fazer uma boa edição do material, tirar o que está em excesso e acrescentar efeitos e imagens para exemplificar algum ponto. 

Quantidade e frequência

A quantidade está relacionada à sua divulgação. Para aumentar o seu alcance, ou seja, chegar a mais pessoas, você precisa manter uma frequência de publicações. O algoritmo da maioria das redes sociais leva em consideração esse critério. 

Isso sem falar que você precisa criar uma proximidade e um relacionamento com seu cliente. Se você faz uma publicação por mês ou menos, você corre o risco de ser esquecido. Seus posts precisam ter uma constância. 

Por isso, o ideal é que você faça um calendário editorial ou uma programação do seu conteúdo. Ela pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Às vezes, com a correria do dia a dia fica difícil criar vários posts de uma vez. Então, programe-se. É uma maneira de otimizar o seu tempo e criar previsibilidade para o seu cliente, que já fica esperando o seu conteúdo.  

O calendário de publicações é uma representação visual do seu planejamento. Ele é estratégico porque ajuda na organização e criação dos conteúdos pelo período que você determinar. Além de facilitar o acompanhamento do conteúdo, o cronograma ajuda na visualização de métricas, como o engajamento do público com os posts. Você tem ferramentas on-line para fazer seu calendário de publicações, como Google Calendar, Trello ou planilhas Excel. 

Mas, não se esqueça que quantidade e qualidade precisam andar juntas. O calendário auxilia na frequência e organização dos seus posts e também na qualidade. Você consegue evitar repetições de conteúdo ou programar melhor um tema para cada post. 

Planeje o seu conteúdo

O planejamento envolve questões que vão além do número de publicações. Até mesmo para montar seu cronograma editorial, você precisa saber quais temas vai trabalhar. Para isso, você deve conhecer o seu público. Criar sua persona a partir dos interesses e dores. 

O Google, por exemplo, leva em consideração a qualidade do conteúdo dos sites na hora de apresentar os resultados na sua página de busca. Faz parte do SEO responder as dúvidas e apresentar soluções para os usuários. Um conteúdo de qualidade atende e responde o internauta. 

Algumas ferramentas, como o Google Trends e Answer The Public, trazem as palavras-chave mais procuradas pelos usuários da internet. Aproveite para fazer pesquisas e análises sobre os assuntos mais procurados pela sua persona. 

Não espere o cenário perfeito para criar seu conteúdo. O calendário é importante, mas se você não tem tempo ou condições de fazer um post por dia, faça a quantidade que você consegue. Mantenha a constância e a qualidade dentro da sua realidade, mas se colocando em movimento. 

O importante é não ficar preso na ideia de que precisa criar um conteúdo de muita qualidade, postar e depois sumir por vários dias. Isso pode prejudicar o engajamento e o relacionamento com seu cliente. 

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