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Mercado e Vendas | CANAL DE DISTRIBUIÇÃO
Uso do WhatsApp favorece vendas e melhora o atendimento a clientes

Aplicativo contribui para a expansão dos negócios de micro e pequenas empresas que querem inovar nas suas atividades.

· Atualizado em 01/09/2022
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O WhatsApp é considerado ferramenta indispensável para os empreendedores e para os negócios que pretendem ganhar mercado, assim como expandir seus resultados. O aplicativo é importante e eficaz na interação entre os usuários.

Graças ao crescimento do acesso à internet e à popularização dos smartphones, o Brasil apresenta ambiente favorável à exploração do potencial das mídias digitais, tornando-se referência para outros países. No início de 2022, o Brasil tinha mais de 165,3 milhões de internautas, e a conexão móvel estava em mais de 224,9 milhões de smartphones (Digital 2022 – Brazil)

Multifuncionalidade

O WhatsApp conquistou grande base de usuários da internet, devido à praticidade de uso. Por meio dele, é possível trocar mensagens de texto e voz de forma instantânea, além de compartilhar imagens, vídeos e áudios.

Um dos recursos é a possibilidade de fazer chamadas de forma gratuita, via internet. Essa característica multifuncional do aplicativo, aliada à interatividade, torna-o atrativo para o uso corporativo.

Além disso, é possível divulgar o portfólio de produtos da empresa, assim como ofertas e promoções. Dessa maneira, ele se transforma em mais um canal de vendas, reforçando os mais tradicionais.

No segmento de prestação de serviços, o WhatsApp pode ser usado para realizar o agendamento, fazer um novo pedido ou oferecer suporte.

Boas práticas

O primeiro passo para adotar o WhatsApp como ferramenta de trabalho é dedicar um número de telefone comercial para isso. Recomenda-se que as informações do perfil sejam preenchidas com clareza e que disponibilizem a marca e os demais meios de contato da organização.

A depender do tipo de negócio, é necessário dispor um funcionário que se dedique exclusivamente a essa atividade. Esse colaborador deve ser organizado, atento e dinâmico, pois o aplicativo exige instantaneidade na interação.

Se a empresa estiver utilizando o aplicativo como canal de vendas, pode-se enviar imagens e pequenos vídeos, além de informações técnicas. Isso fará com que o cliente tenha ideia sobre o produto. 

Outra funcionalidade do aplicativo é o catálogo. Com ele, você pode criar uma espécie de vitrine on-line dos seus produtos e enviar para o seu cliente. Aproveite a função catálogo para colocar fotos de qualidade e uma descrição detalhada, com especificações e preço dos produtos.

No caso do atendimento, o cliente pode usar o aplicativo para informar alguma queixa, solicitar reparos e trocas ou, simplesmente, dar um feedback. A empresa também pode retornar o contato para apresentar novidades. Mas, lembre-se de pedir autorização para enviar mensagens pelo aplicativo e não incomodar o seu cliente.

Acrescentar ferramentas e recursos tecnológicos às atividades da empresa é uma maneira de demonstrar que o empreendedor está atento às inovações e sabe aproveitá-las de modo a facilitar a sua vida e a dos clientes.

Segurança e privacidade

É imprescindível respeitar a privacidade dos clientes. O conteúdo que é enviado também merece avaliação: imagens e vídeos não precisam consumir grande quantidade de dados da franquia de internet do cliente e nem exigir muito tempo da atenção dele.

Uma grande vantagem da ferramenta – que foi criada em 2009 e adquirida pelo Facebook em 2014 – é que a conversa é direta e individualizada no atendimento ao cliente. Nesse caso, é necessário ter cuidado com a exposição de informações indesejadas.

Consulte o Sebrae

Se você tem dúvidas sobre como explorar melhor a potencialidade das mídias digitais para melhorar a gestão do seu negócio, consulte o Sebrae na sua cidade

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