this is an h1

this is an h2

Sat Oct 22 00:14:37 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Utilize as redes sociais de forma estratégica para o seu negócio

Estar nas redes sociais é uma exigência e uma oportunidade de aumentar o seu alcance e suas vendas.

· 17/10/2022 · Atualizado em 22/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A presença nas redes sociais é fundamental para os pequenos negócios. No começo, os empreendedores ainda tinham receio de colocar-se no ambiente on-line e serem criticados ou terem seu produto avaliado negativamente. 

Mas, esse medo também tornou-se uma oportunidade. As empresas tiveram que melhorar a qualidade dos seus serviços e produtos para serem melhor avaliadas no ambiente on-line. Mesmo que você não esteja conectado, a grande maioria dos consumidores está e pode falar do seu produto ou serviço sem você saber.  

Por isso, é um canal que não deve ser deixado de lado. A presença nas redes sociais gera um alcance maior e, consequentemente, aumenta as suas vendas. Dados mostram que 92,1% de todas as empresas brasileiras estão nas redes sociais. Ou seja, são pouquíssimas pessoas que ainda não aderiram às mídias sociais. 

Por que uma empresa precisa estar nas redes sociais? Os pontos positivos de ter presença on-line nesses canais são: 

  • Social listening ou escuta Social: ouvir o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio e poder responder.
  • Levar sua marca para mais pessoas: estar nas redes sociais aumenta o seu alcance. Além disso, você passa a conhecer o perfil do seu cliente e pode criar um relacionamento mais próximo.
  • Gerar conteúdo de qualidade e tornar-se relevante para o seu público-alvo: a venda é uma consequência de uma comunicação bem-feita, da construção desse relacionamento com o seu cliente. 

Ações simples podem ser feitas diariamente nas redes sociais para criar essa conexão com o seu cliente. E o importante não é saber mexer no canal ou nas configurações do aplicativo, mas, sim, entender o que interessa ao seu público e quais são as suas dores. Porque, assim, você constrói uma linha editorial. Quais conversas posso criar ao longo da semana? 

A linha editorial é o planejamento do seu conteúdo e a constância dentro do canal. Não adianta criar uma publicação e ser esquecido por não aparecer mais na rede social. Você precisa manter a frequência dessa conversa com o seu cliente. 

Importante lembrar que você não deve seguir para o outro lado e encher o seu público de conteúdo, sobrecarregando e se tornando um spam. Você corre o risco de cansar o seu cliente e de não ser mais visto. Tudo precisa de um equilíbrio, principalmente, nas redes sociais.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo. Você pode variar o conteúdo e não colocar sempre as fotos das roupas. Uma sugestão pode ser, na sexta-feira, publicar looks de "sextou". Trazer carrosséis com roupas para trabalhar, para eventos. Você pode fazer combinações com os seus produtos e trazer conteúdo relevante junto com isso. 

Mas, é preciso estar presente em todas as redes sociais? Não. Primeiro, você precisa entender o perfil do seu cliente e saber qual é o canal que o seu público utiliza. Se eles são mais jovens, o TikTok é uma alternativa, por exemplo. 

Também é importante manter-se atualizado, porque tanto as redes sociais quanto as pessoas estão mudando e evoluindo a todo momento. Quando as primeiras mídias sociais surgiram, por exemplo, o texto era muito relevante. Com o tempo, a imagem foi ganhando prioridade até chegarmos aos vídeos curtos e divertidos. 

Para se manter atualizado, uma dica é frequentar eventos e saber o que está sendo discutido no mercado. Além disso, acompanhar perfis de especialistas e da concorrência é uma maneira de aprender e de aprimorar suas estratégias.

Artigo feito a partir da live do Sebrae Minas: Redes sociais de forma estratégica para o seu negócio

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Conheça as principais redes sociais e como usá-las

Presença digital é para a sua empresa


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora