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Thu Nov 10 19:08:39 BRT 2022
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Vaidade na terceira idade movimenta salões de beleza

Beleza focada em quem passou dos 60 anos representa uma bela oportunidade para a expansão do seu negócio.

· Atualizado em 10/11/2022
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Avanços médicos, científicos, tratamento de água e esgoto e muitos outros fatores contribuíram para tornar realidade um grande aumento na expectativa de vida. A notícia ainda melhor é que melhorou, também, a qualidade da longevidade. Ao invés de idosos doentes e precisando de ajuda, a tendência é uma população ativa e saudável que deseja, é claro, ter uma aparência que combine com toda essa disposição gloriosa.

No Brasil, há mais de 50 milhões de idosos que movimentam R$ 1,6 trilhão. É uma população que cresce a cada dia, não apenas em tamanho e vitalidade, mas também em nível de exigência e capacidade de direcionar o mercado. Tanto é que esse fenômeno já está sendo conhecido como a grande onda do Oceano Prateado e chamado de Revolução, Geração ou Economia Prateada.

Uma pesquisa realizada pela Pipe.Social com 343 negócios específicos para os maiores de 60 anos mapeou que 40% do consumo nessa faixa etária corresponde a produtos para o autocuidado. A tendência é perceptível nos salões de beleza: nota-se que a presença de mulheres maduras equivale a 10% da clientela.

Um dado mais significativo refere-se ao aumento de 30% dessa taxa nos últimos 5 anos - e a perspectiva é de crescimento acelerado. Para oferecer ao público da bela velhice o melhor atendimento, é preciso entender que, nessa fase da vida, pele, cabelos e unhas passam por diversas mudanças em relação à juventude e, por isso, precisam receber serviços diferenciados.

É importante frisar que beleza madura não é disfarce. A ideia dos negócios que respeitam - e lucram - com a oferta de cuidados aos 60+ não é apelar para falsas promessas de rejuvenescimento. Ao contrário, o plano é ajudar na aceitação do processo de se tornar mais velha. Afinal, todos sabemos que vamos envelhecer e isso não deve ser motivo de vergonha.

O plano é se tornar cada vez mais sábia, charmosa e confiante. As unhas, que se tornam ressecadas, os cabelos, mais frágeis e finos, e a pele, que ganha rugas, precisam de muita hidratação e produtos que retenham a água. A Pesquisa Euromonitor de tendências de consumo realizada em 2020 revelou que, para 63% dos entrevistados com mais de 60 anos de idade, a hidratação foi o benefício mais desejado para um produto de cuidados para a pele. O antienvelhecimento foi citado por apenas 38% das pessoas.

Além de muita água fresca, as idosas precisam de sol e sombra: diversão, risadas, atividade física de qualidade e boas noites de sono. Para a autoestima, é necessário um profissional preparado, empático e que respeite uma pessoa que nada mais é que a cliente de sempre, só que em outra etapa da vida. 

Centros de estética, salões de beleza, cosméticos específicos e serviços ligados ao bem-estar: todos têm à sua frente um imenso campo de possibilidades nas quais vale a pena pensar com carinho. Tenha cuidado e atenção com esse público que só cresce e atraia grupos de amigas para que se tornem clientes felizes e fiéis.


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