this is an h1

this is an h2

Wed Oct 05 21:45:56 BRT 2022
Organização | GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Valorize a gestão da qualidade no seu empreendimento

Garanta a melhoria contínua dos processos e do atendimento da sua empresa para reter e fidelizar clientes.

· 08/09/2015 · Atualizado em 05/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Nos dias atuais, qualidade deixou de ser um diferencial em relação a concorrentes, já que passou a ser uma característica imprescindível a qualquer negócio. Você pode não ter um programa de qualidade, mas tem que fazer tudo com o maior cuidado para ser reconhecido como uma empresa que se preocupa com o consumidor.

Micro e pequenas empresas que desejam melhorar a gestão da qualidade de seu negócio de forma sistemática e estruturada podem participar do curso de capacitação em Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos ISO 9001, promovido pelo Sebrae.

O objetivo é auxiliar os empresários a aplicar os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008, referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que garante melhor desempenho da empresa diante de seus concorrentes, por meio de políticas e objetivos de qualidade.

Pequenos negócios que pretendem internacionalizar suas vendas terão melhores chances de obter sucesso se tiverem programas de qualidade na empresa. O empreendedor, porém, deve avaliar o momento para aderir a essa iniciativa, tendo em vista o porte e as características do seu negócio.

A seguir, confira mais informações sobre os encontros e as atividades do curso, além das competências adquiridas pelos participantes.

Curso e metodologia

O curso de capacitação, de modalidade presencial, abrange 5 encontros, com duração de 4 horas cada um, totalizando uma carga horária de 20 horas.

Com base nos temas abaixo, as atividades estão assim distribuídas em cada encontro:

  • Princípios, fundamentos e vocabulário: nesta etapa, os participantes conhecerão os princípios e os fundamentos da gestão da qualidade com base na NBR ISO 9000:2005.
  • Sistema de gestão da qualidade: os empresários saberão como atender aos requisitos NBR ISO 9001:2008.
  • Responsabilidade da direção e recursos: o tema a ser tratado neste encontro é voltado à responsabilidade da direção e à gestão de recursos para desenvolver um sistema de gestão da qualidade de acordo com a NBR ISO 9001:2008.
  • Realização do produto: no penúltimo encontro, os participantes receberão informações sobre a realização do produto para operacionalizar a implementação de um sistema de gestão da qualidade de acordo com a NBR ISO 9001:2008.
  • Medição, análise e melhoria: na última etapa, os empresários serão capacitados a reconhecer requisitos de medição e monitoramento, análise de dados, controle de produto não conforme e melhoria contínua da NBR ISO 9001:2008.

O curso atende à seguinte metodologia:

  • Exposição dialogada.
  • Exercícios teóricos e práticos.
  • Atividades interativas e dinâmicas.
  • Atividades em grupos.

Competências adquiridas

Ao final do curso, espera-se que os participantes alcancem as seguintes competências:

  • Saber quais são os requisitos da NBR ISO 9001:2008 para um sistema de gestão da qualidade eficaz.
  • Entender a importância da gestão da qualidade para o alcance de melhores resultados.
  • Conseguir aplicar diariamente os requisitos da NBR ISO 9001:2008 na empresa.

Como participar

Procure o Sebrae mais próximo de você ou ligue para o 0800 570 0800.

Saiba mais

Entenda como o Sebrae e a ABNT facilitam o acesso a normas técnicas e fique por dentro do assunto.

Conteúdo relacionado

Artigo: Atendimento de qualidade: 11 dicas para atender bem

Artigo: Erros comuns no atendimento e como evitá-los

Vídeo: Qualidade total - direto ao ponto


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?