this is an h1

this is an h2

Fri Oct 14 10:34:00 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Veja 4 tipos de inovação que você pode implementar na sua empresa

Conheça diferentes formas de inovar e manter o seu negócio competitivo.

· 15/08/2022 · Atualizado em 14/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inovar é implementar uma ideia com sucesso. Independentemente do âmbito, se é para o mercado ou para a empresa, a inovação é capaz de manter a empresa atualizada e competitiva. 

De acordo com o Manual de Oslo, as inovações podem ser classificadas em quatro tipos: de produto, de processo, organizacional e de marketing. Vamos conhecer cada uma delas:

Inovação de produto ou serviço

É o tipo de inovação mais fácil de ser observada. Ela pode ser uma inovação radical, com a criação de um produto inédito que acaba gerando um novo mercado, ou uma inovação incremental, com melhorias significativas em produtos ou serviços já existentes. 

As inovações de produto buscam trazer algo novo ou recursos que agreguem valor e melhorem a experiência dos usuários. Uma empresa pode, por exemplo, inovar seus serviços oferecendo diferentes alternativas para atender seus clientes, seja possibilitando a compra on-line e o recebimento em casa ou por meio de automação no atendimento com o uso de chatbots. 

Essa empresa ainda pode inovar com uma solução omnichannel, que integra todos os canais de atendimento ao cliente em uma única central. Assim, o consumidor pode comprar pelo site e retirar na loja física, entre outras alternativas.

Inovação de processo

São as inovações nos processos produtivos ou logísticos que trazem ganhos de produtividade ou redução de custos. 

No âmbito produtivo, pode ocorrer a implementação de novas práticas, metodologias e recursos tecnológicos que proporcionem melhorias nos processos, incluindo ganhos de produtividade e de qualidade.

Já no campo logístico, a empresa pode investir para aprimorar os processos de armazenamento, distribuição e transporte, sempre buscando maior agilidade nas entregas, aumento da satisfação dos compradores e redução dos custos logísticos. 

Inovação organizacional

É a implementação de práticas e melhorias que impactam a gestão ou o modelo de negócio da empresa. Esse tipo de inovação proporciona uma melhor organização do ambiente e pode aperfeiçoar o fluxo de trabalho e a relação com colaboradores, clientes e fornecedores. 

A Amazon pode ser lembrada como uma empresa que realizou esse tipo de inovação. Ao desenvolver um método chamado Working backwards (trabalhar de trás para frente, em tradução livre), produtos como Alexa e Kindle foram aperfeiçoados, o que ajudou a empresa a ser mais assertiva em entregar valor a seus clientes. O objetivo do programa era estimular colaboradores e clientes a sugerirem ideias para a elaboração de um plano de aperfeiçoamento dos produtos. 

Se interessou por essa iniciativa? Você também pode implementar um programa de ideias na sua empresa. 

Conheça o Manual do Empresário – Programa de Gestão de Ideias: como aplicar na prática.

Inovação de marketing

Essa modalidade tem como objetivo desenvolver ou aprimorar de maneira significativa as ações de marketing. Isso pode ocorrer com a criação de embalagens, um novo posicionamento no mercado, uma estratégia de precificação que agregue valor ao produto ou uma promoção. A intenção é que essas melhorias atendam melhor às necessidades dos clientes, possibilitem acesso a novos mercados e/ou aumentem as vendas. 

A Natura inovou em marketing ao lançar uma linha de produtos sustentáveis, a Natura Sou, cujas embalagens, além de terem um design inovador, utilizam 70% menos plástico. Essa jogada agregou valor ao produto e posicionou a marca no mercado como uma empresa responsável e comprometida com as causas ambientais e sustentáveis. 

É possível construir uma cultura de inovação na sua empresa e optar por um ou mais desses quatro tipos de inovação. Diante de um mercado competitivo e em constante mudança, as organizações precisam inovar para melhorar a produtividade, aumentar os lucros e alcançar resultados positivos.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

O poder da embalagem, do design e da inovação pode mudar sua empresa


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?