this is an h1

this is an h2

Fri Sep 02 23:28:47 BRT 2022
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Veja a diferença entre alcance e impressões no Instagram

As métricas de alcance e impressões revelam diferentes indicadores e devem ser analisadas em conjunto.

· Atualizado em 02/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Existem diferentes métricas para a análise da sua atuação nas redes sociais. E cada plataforma, ainda, possui indicadores próprios. Assim, não é raro confundir os termos e conceitos. Uma confusão que pode ser frequente é com as métricas de alcance e impressões.  

No Instagram, alcance significa quantas pessoas visualizaram a sua publicação. O seu seguidor só é contabilizado uma vez. Já nas Impressões, ele pode ser contado mais de uma vez. Isso porque impressões é a métrica que diz quantas vezes o seu conteúdo foi entregue para os usuários da rede. Então, um seguidor seu pode ver seu conteúdo mais de uma vez (neste caso, serão contados um alcance e duas impressões).

A métrica do alcance deve ser levada em consideração na sua estratégia. De nada adianta ter mil seguidores, e o seu alcance em um post chegar apenas a cem. Essa é uma indicação de que sua estratégia pode ser melhorada. Por que seu conteúdo não está sendo visto por mais seguidores? O impacto é direto no seu engajamento. 

As impressões vão mostrar sua capacidade de exibição do seu conteúdo.  E, aqui, de novo, o engajamento. Para aumentar a sua taxa de impressões, seus seguidores precisam compartilhar o conteúdo. Mas, lembre-se, não é preciso que o seu seguidor interaja com seu post. O que conta aqui é a entrega desse conteúdo para outros usuários, que acontece, também, com compartilhamentos. 

Por isso, o indicador impressões é chamado de métrica de vaidade. O que não significa ter menos importância. Pelo contrário, ela vai mostrar como está a visibilidade da sua marca e a entrega do seu conteúdo. Aumentando ou diminuindo o tráfego, você pode redirecionar ações e aumentar suas conversões. 

E as visualizações, como ficam nesse contexto? As visualizações são contabilizadas somente em vídeos e stories. Elas mostram quantas vezes o conteúdo foi visto. No caso dos vídeos, o Instagram considera a visualização com três segundos de exibição. 

Parece um pouco confuso ou tudo igual, não é mesmo? Mas, o importante é entender a especificidade de cada uma para, assim, gerar o insight necessário para sua estratégia de marketing digital. Os benefícios de se analisar essas métricas de alcance e impressões são:

  • Fornecem uma análise precisa dos dados que impactam na sua estratégia;
  • Ajudam na qualidade do conteúdo, pois você consegue ver o que está dando errado e fazer ajustes necessários;
  • Possibilitam a avaliação do perfil do seu cliente, como testes que mostram o horário que seu seguidor está on-line.

Veja, agora, como encontrar cada uma dessa métricas no Instagram:

  1. Entre no Instagram insights.
  2. Contas alcançadas.

Nesse menu, você terá gráficos com a porcentagem geral de seguidores e não seguidores, outro mostrando cada uma das ferramentas, como feed, stories, reels e IGTV. Também nesse ponto, você consegue ver o alcance, impressões, visitas ao seu perfil e cliques nos CTAs. 

Importante ressaltar que as métricas, principalmente alcance e impressões, não devem ser vistas e analisadas de forma isolada. Elas fazem parte de um contexto e devem ser consideradas juntas. Além disso, não se esqueça que cada plataforma precisa ter sua própria estratégia e análise de performance.

Para saber mais, leia o e-book a seguir:

Erros que você não deve cometer no Instagram

E aproveite o curso do Sebrae:
Os segredos por trás de um Instagram vendedor


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?