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Tue Aug 30 01:13:25 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Veja como escolher uma agência de marketing digital

Contratar uma agência de marketing digital pode ser uma alternativa para pequenos sobrecarregados com tantas funções dentro do seu negócio.

· 03/08/2022 · Atualizado em 30/08/2022
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É preciso contratar uma agência de marketing digital? Muitos pequenos empresários têm essa dúvida. Seja por conta da especialização das ações ou pela falta de tempo. Muitas vezes, o micro e pequeno empreendedor não possuem uma equipe e precisam dar conta do gerenciamento do estoque, comercial, das vendas, do financeiro, enfim, de todas as áreas. 

No caso do marketing digital, esse pode ser um dos primeiros setores da empresa a ser terceirizado. No entanto, é preciso cuidado para não acreditar em promessas milagrosas ou de fórmulas mágicas para atrair clientes e gerar mais engajamento. Importante lembrar que no marketing digital tudo é feito passo a passo e com uma construção estratégica. 

Por isso, se você for contratar uma agência, é preciso buscar especialistas para cuidarem de uma área tão estratégica para o seu negócio. Alguns critérios devem ser avaliados na hora da contratação:

  • Reputação: a agência entrega o que é contratado ou existem reclamações de outros clientes? Veja se a empresa realmente existe, se possui premiações e certificações.
  • Portfólio: analise se as ações realizadas pela agência têm relação com os valores e objetivos do seu negócio.
  • Depoimentos de clientes e cases de sucesso: verifique como é o trabalho da agência e o que ela entregou de resultados para outros clientes. 
  • Qual a especialidade dentro do mix de marketing digital: veja qual a especialidade da agência. Se ela atua mais em plataformas de anúncios ou com SEO e tráfego orgânico, por exemplo.
  • Observe os canais da empresa: quais as mídias sociais que ela costuma utilizar para promover suas ações? Como é a linguagem dos seus posts? A agência tem estratégias voltadas para sites, e-commerces e outras plataformas? Os sites têm boa navegação e são acessíveis?
  • Conheça os profissionais e a equipe da agência: veja se os colaboradores estão satisfeitos com o trabalho e suas capacitações e especialidades profissionais. 

Também é interessante fazer um levantamento dos valores dos serviços de pelo menos três agências, antes de se decidir por uma. Assim, você consegue fazer um balizamento e negociar os valores, caso seja necessário. 

Serviços oferecidos

As agências de marketing de conteúdo, geralmente, oferecem os seguintes serviços:

  • Estratégias de performance, como campanhas no Google Ads e Facebook Ads;
  • Consultoria SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o site para os buscadores e gerar tráfego orgânico;
  • Produção de marketing de conteúdo;
  • Gerenciamento de mídias sociais;
  • E-mail marketing, inbound marketing, captação de leads.

Todas essas atividades devem visar a uma presença digital forte e crescimento dos negócios. Um dos benefícios de se contratar uma agência é passar a ter o Know-how de um estrategista e uma equipe para operacionalizar essas ações tão importantes para a empresa. Além disso, uma agência oferece multidisciplinaridade para atuar em diferentes frentes, porque ela pode operar em diferentes áreas. 

Lembrando que, caso você opte por uma agência de marketing digital, é preciso ter em contrato o fornecimento de relatórios de métricas. O ideal é que sejam mensais para que você veja o resultado e o tanto que o seu negócio cresceu depois da implementação das estratégias de marketing digital. 

Para saber mais sobre esse assunto, escute o podcast Connect Sebrae: Como escolher uma agência de marketing digital

E leia o e-book a seguir:

Como montar uma agência de marketing digital

E aproveite o curso do Sebrae:
Marketing digital para o empreendedor


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