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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Veja como o TikTok ganha dinheiro

Entendendo o modelo de negócios do TikTok, você aprimora suas estratégias de marketing digital e, consequentemente, pode lucrar mais.

· 20/12/2022 · Atualizado em 10/01/2023
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O TikTok é uma das mídias sociais mais populares do momento. Somente no Brasil, são mais de 74 milhões de usuários (Digital Brazil 2022). Entender como o TikTok ganha dinheiro pode te ajudar a vender e lucrar mais com a rede. 

Trata-se de uma plataforma de vídeos de entretenimento, que pertence à empresa chinesa ByteDance. Ele foi fundado por Zhang Yiming em 2012, com foco no mercado da China. Mas, em 2019, ganhou destaque internacional quando adquiriu o serviço musical.ly e passou a ter um amplo acervo de músicas.

A plataforma tem mais de um bilhão de usuários ativos diariamente e está presente em mais de 150 mercados, sendo o aplicativo mais baixado em mais de 40 países. Além disso, oferece outros serviços associados, como um sistema de publicidade on-line que amplia ainda mais a arrecadação.

Assim como o TikTok está ganhando muito dinheiro, você também pode aproveitar a oportunidade. O TikTok, assim como outras mídias sociais, possui contas comerciais com funcionalidades como criação de anúncios, relatórios de métricas e lives, entre outras. Vamos conhecer alguns recursos que podem alavancar o seu negócio.

1. Anúncios

Com o TikTok For Business, lançado em 2020, é possível criar e veicular suas campanhas de marketing com diferentes formatos: 

  • Anúncios no feed: são vídeos curtos que aparecem na guia "para você" dos usuários. São anúncios semelhantes aos que aparecem nos stories do Instagram.
  • Anúncios de aquisição de marca: são os anúncios que você recebe assim que abre o TikTok. É uma entrega imediata para o seu público-alvo. 
  • Anúncios de visualização: podem durar até 60 segundos e aparecem durante o uso do aplicativo.
  • Desafios de hashtag: você pode criar um desafio de hashtag e pagar para que sua tag apareça nas páginas de descoberta dos usuários.
  • Efeitos de marca: você pode criar adesivos personalizados de marca, filtros de realidade aumentada e lentes para os vídeos. São os efeitos de marca, que podem ser ativados por até dez dias.

2. Compras no aplicativo

Se você tem uma loja on-line ou física, pode divulgar os seus produtos pelo TikTok. Além dos anúncios, você pode criar conteúdo de qualidade para entreter e engajar sua audiência. A plataforma oferece recursos de áudio para deixar seus vídeos mais atrativos, por exemplo, 

Outro recurso importante são os relatórios e análises de métricas dentro da plataforma. O TikTok traz informações detalhadas sobre o seu desempenho e também sobre sua audiência. Com esses dados, você pode criar campanhas de marketing digital direcionadas e assertivas. 

O TikTok também possui moedas virtuais que servem para comprar produtos na rede ou serem trocados por dinheiro. Essas moedas virtuais também compram presentes para os criadores de conteúdo. 

3. Assinaturas em lives

Por meio das lives, você pode ganhar presentes virtuais da sua audiência, comprados com as moedas virtuais do TikTok. No final da sua live, você recebe o número total de presentes recebidos e pode trocar por dinheiro ou outros produtos virtuais. Mas, para realizar as lives, é preciso ter pelo menos mil seguidores e sua conta deve ter pelo menos 30 dias. Também é preciso ter mais de 18 anos.

O TikTok ainda oferece um modelo de assinaturas de lives. Nele, o usuário pode patrocinar um criador de conteúdo e ter benefícios como chat e emojis exclusivos, entre outros. O TikTok fica com um percentual de 30% e 50% do valor bruto recebido pelas assinaturas. 

Essas são algumas das possibilidades e oportunidades que o TikTok pode trazer para o seu negócio. Observe e analise se a plataforma tem relação com sua empresa ou produto e, também, com o seu cliente. Se fizer, aproveite mais esse canal de comunicação, divulgação e venda. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como utilizar o TikTok a favor do seu negócio

Sua empresa no TikTok: Conheça mais dessa rede social


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