this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 16:10:01 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Veja se o investidor anjo é o funding ideal para o seu negócio

O ecossistema de funding traz diferentes oportunidades na jornada de empreendedorismo inovador. Conheça o investidor anjo.

· 10/01/2023 · Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Para um negócio desenvolver-se e crescer, é preciso investimento (funding). Existem diferentes possibilidades de captação de recursos para cada etapa de maturação de um negócio. 

As modalidades de funding podem ocorrer por meio de agências ou linhas de fomento governamentais ou por investimentos de terceiros – venture capital e private equity – e, ainda, pelas aceleradoras ou pelo investidor anjo. 

Investidor anjo, diferente do venture capital e private equity, é uma pessoa física que investe capital próprio em startups com potencial de crescimento. Geralmente, o investidor anjo é uma pessoa com uma carreira sólida e de sucesso na sua área de atuação. 

Então, ele não investe, apenas, recursos financeiros, mas também sua experiência em negócios. Ele passa a ter uma participação minoritária e ajuda na tomada de decisões da empresa. 

Esse tipo de investidor se chama Anjo justamente por impulsionar startups no seu início e apoiar o crescimento delas. Para ele, ter a chance de diversificar investimentos e participar de empresas promissoras é uma vantagem. Os investidores anjo ainda podem organizar-se em grupos para criar fundos de investimento para várias startups.

Investidor anjo x seed money

O momento ideal de funding com o investidor anjo é na fase inicial de operação, quando o produto já possui testes no mercado. Significa que o investimento anjo só acontece após a validação do produto, antes do seed money. 

Assim, o momento é uma das diferenças entre esses dois fundings. O seed money só é aplicado depois do investimento anjo e durante o desenvolvimento do produto. Os objetivos também são diferentes: seed money pretende manter o capital de giro da empresa e acelerar ainda mais o crescimento. Além disso, no seed money, os valores investidos também são maiores. 

Investidores anjo no Brasil

Segundo pesquisa da organização Anjos do Brasil, no país existem mais de 6.956 investidores anjo ativos, e a expectativa é de crescimento de 15% por ano. O perfil do investidor anjo brasileiro é: 

  • 87% masculino e 13% feminino;
  • 81% branco, 14% preto, pardo e indígena e 1% amarelo;
  • Valor médio anual investido por cada equivalente a R$ 123 mil.

Ter um bom plano de negócios e preparar-se para um pitch com investidores anjo é fundamental. O primeiro passo deve ser identificar em que ponto um investidor anjo pode contribuir para o crescimento do seu negócio. 

Teste e valide suas ideias para ter provas da eficácia do seu produto ou serviço. Somente assim você conseguirá um investidor anjo. Participe de eventos de empreendedorismo e envie o seu projeto para os investidores do seu segmento. 

Faça uma apresentação clara e leve para o seu potencial investidor anjo. Seu pitch não deve passar de dez minutos, ou seja, você precisa vender seu projeto de maneira rápida. Leve informações para atrair a atenção do seu investidor, como: 

  • Potencial de crescimento da sua startup;
  • O seu diferencial ou a solução inovadora que você vai trazer para o mercado;
  • Tamanho do seu mercado de atuação;
  • Projeções e cenários financeiros;
  • Percentual de participação do investidor anjo no seu negócio. 

Estude, prepare-se e aproveite as oportunidades de funding disponíveis para cada etapa de maturação do seu negócio. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Entrevista Investidor-anjo: entenda e veja como atrai-los ao seu negócio 

Investidores-anjos podem ajudar a implementar seu negócio 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora