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Tue Mar 28 00:41:54 BRT 2023
Mercado e Vendas | EMPRESA
Vença o aumento dos custos sem comprometer a qualidade

Reduzir custos sem comprometer a qualidade é possível, desde que haja planejamento e iniciativas equilibradas, como ações corretivas e preventivas.

· 28/02/2023 · Atualizado em 28/03/2023
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Em momentos de crise, a necessidade de poupar abre oportunidades para novas ideias e novos modos de agir, que exigem soluções mais baratas e mais produtivas. Para reduzir custos sem perder a qualidade de produtos e serviços, o empresário precisa estudar os processos da empresa adequadamente. Assim, ele consegue contornar falhas, evitar desperdícios e investir em inovação para tornar os resultados mais eficientes.

Muitos empreendedores acreditam que os gastos da empresa se referem apenas ao custo da mercadoria vendida (CMV) ou ao custo dos serviços prestados (CSP). Mas, a verdade é que para definir o preço de venda de um produto ou serviço, é necessário, antes, conhecer a estrutura do negócio, ou seja, seus custos fixos, como salários, aluguel, energia etc., e seus custos variáveis e comerciais, que são os insumos, impostos e comissões.

Você já deve ter percebido que os custos de produção estão cada vez mais altos no país e que, muitas vezes, é difícil repassar esse aumento ao cliente. Para não ficar no prejuízo, a única alternativa para o empreendedor é cortar gastos, mas sem impactar a qualidade do seu serviço ou produto.

Reduzir custos sem prejudicar a entrega é plenamente possível, desde que haja planejamento e iniciativas equilibradas, como a implementação de ações corretivas e preventivas. Ao ter documentos confiáveis em mãos, o empresário responde às variações do mercado de forma rápida e profissional, sem comprometer o negócio.

Automatizar processos também é uma alternativa eficiente para acompanhar de forma organizada e centralizada todas as informações referentes às ações corretivas e preventivas. 

Agora que foram expostos os motivos pelos quais você deve prezar pela qualidade, seguem algumas dicas de como reduzir custos sem comprometer a qualidade e excelência da sua entrega:

  • Priorize a qualidade: comprar produtos ou insumos de qualidade duvidosa ou inferior para reduzir custos é um risco grande para a imagem da empresa e irá interferir nos resultados financeiros.
  • Negocie sempre com os fornecedores: um bom relacionamento envolve comprometimento, responsabilidade e planejamento. Não hesite em procurar o fornecedor que oferecer o melhor preço pela mesma qualidade.
  • Faça o controle eficiente do fluxo de caixa: saber exatamente o que entra e o que sai em valores monetários contribui para diversos processos da empresa: além de identificar gastos desnecessários, é possível saber onde há desperdício e adotar estratégias para driblar esses problemas.
  • Saiba contratar funcionários: para que o processo de contratação tenha o resultado esperado, é necessário avaliar os custos com treinamento e adaptação do colaborador. A dica é analisar a necessidade de crescer o quadro de funcionários em determinado momento. Administrar corretamente a quantidade de colaboradores com a demanda dos serviços é uma excelente medida para concretizar uma gestão eficiente.
  • Terceirize algumas atividades: uma alternativa viável para diminuir custos é a terceirização das áreas que não fazem parte da atividade-fim da empresa. O ideal é optar pela contratação de terceiros em ações que são necessárias de maneira esporádica.

Outras medidas eficientes de gestão financeira que ajudam a reduzir custos sem a necessidade de impactar a qualidade e o preço de venda de produtos e serviços são:

  • Planejamento;
  • Ações preventivas;
  • Revisão de documentos;
  • Auditorias internas;
  • Manutenção regular de equipamentos e máquinas;
  • Gerenciamento de riscos para incidentes e desastres naturais;
  • Uso de softwares de gestão.

É fundamental para o empresário saber exatamente quais são os seus gastos e como é possível diminuí-los para enfrentar momentos de crise. Ao seguir as dicas deste artigo, é possível reduzir custos e manter a competitividade no mercado, sem perder qualidade, e ainda fidelizar clientes.

Em caso de dúvidas, procure a unidade mais próxima do Sebrae ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!

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