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Tue Aug 22 12:24:42 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Venda de produtos para cabelos e tratamento capilar cresce

O Brasil é o quarto maior mercado de hair care do mundo. O Portal Statista prevê um crescimento de aproximadamente 6,95% por ano no período de 2022 a 2027.

· Atualizado em 22/08/2023
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O segmento hair care abrange todos os produtos utilizados para cuidar e estilizar os cabelos. Isso inclui xampu, condicionador, máscaras capilares, produtos para pentear e tintura de cabelo.

Este segmento tem a capacidade de crescer mesmo em momentos de baixa para o restante do mercado de beleza, um indicador da força e da estabilidade do setor capilar. A constatação do poder de venda é uma boa maneira de atentar para os interesses e as necessidades do seu público e se preparar para que seus negócios prosperem.

Bem como nas outras áreas do mercado de beleza, os produtos para tratamento capilar são ditados pelas tendências da moda.

Entre as tendências que trazem uma série de oportunidades para o mercado temos: a ‘skinificação’ que é o cuidar do couro cabeludo como se cuida da pele; os produtos naturais; produtos mais inclusivos para mulheres negras e de terceira idade.

Produtos antiqueda também estão em alta, o relatório NPD Sales Tracking Brazil aponta que os produtos para queda de cabelos apresentaram um crescimento de 30% de janeiro a junho de 2022. Os produtos multifuncionais e personalizados, home care, ou seja, para cuidados em casa, têm uma boa procura por parte dos consumidores.

Assim, o empreendedor que deseja se aventurar nesse ramo precisa estar sempre de olho nas últimas tendências de celebridades e da moda e em eventos como a  Hair Brasil, uma das maiores fFeiras do segmento de beleza profissional do Brasil.

Vale lembrar que, no Brasil, mais de 65% do público interessado em produtos de beleza é feminino, então, tenha isso em mente quando for pensar na construção de seu espaço de vendas e até mesmo na seleção dos produtos que irá oferecer. 

Os consumidores brasileiros gastam entre R$ 60 e R$ 200 mensais com produtos de beleza.  Segundo a sétima pesquisa Beauty Plan 2022, 59% das pessoas estão mais abertas a procurar por marcas mais baratas para economizar, principalmente com itens de cabelo (62% das pessoas).

O ramo de e-commerce cresceu desenfreadamente nos últimos anos, em grande parte, impulsionado pela pandemia, que fez com que muitas pessoas deixassem de sair de casa para comprar produtos de higiene pessoal. Por isso, ao criar sua estratégia de marketing, não deixe de investir também em um ambiente para vendas on-line.  

Segundo um levantamento da CupomValido, o Brasil lidera o crescimento das vendas on-line, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, estima-se um crescimento das compras on-line de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025, dos  produtos para o cabelo que estão entre os dez mais comprados pelo consumidor brasileiro.  Entre estes, os shampoos, condicionadores, finalizadores, óleos e cremes de tratamento capilar são os mais procurados. Mas não é qualquer produto capilar que vai trazer sucesso ao seu e-commerce. Os itens de maior procura são aqueles que trazem resultados rápidos ou até instantâneos

Também há um crescimento considerável na demanda por produtos ecológicos, naturais e orgânicos, uma alternativa que vem chamando muito a atenção dos consumidores mais conscientes, que também procuram por produtos cruelty-free.

Cabe ao empreendedor conhecer seu público-alvo e selecionar os itens que melhor atendam sua clientela.

O mercado brasileiro de produtos cosméticos é um dos maiores do mundo. O crescimento do nicho de tratamento para cabelos, além de representar uma aposta segura em meio aos produtos de cuidados pessoais, é uma oportunidade única para os empreendedores da beleza!

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