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Fri Mar 24 22:18:23 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Vender para o governo potencializa o lucro da sua empresa

Conheça as modalidades de licitações e as vantagens de vender para o governo, e prepare sua empresa para novas oportunidades de negócios.

· Atualizado em 24/03/2023
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Vender para o governo não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Participar de licitações pode custar menos tempo e recursos do que comercializar para outros clientes, além de ser uma ótima maneira de aumentar a carteira de clientes e, assim, o volume de vendas, potencializando o lucro da empresa. 

Licitações são confiáveis e acessíveis a empresas de todos os portes e áreas de atuação. As empresas que têm interesse em fornecer produtos e/ou serviços para o governo devem considerar vários aspectos e conhecer bem o cenário, para participar apenas das disputas que oferecem condições reais de ganhar e cumprir o que está na proposta e no contrato. 

Vale reforçar que, antes de pensar em vender para o poder público, você deve: conhecer a legislação, entender o edital, ficar atento aos preços antes de elaborar sua proposta, avaliar o histórico de pagamentos do governo e considerar as condições e a capacidade da sua empresa. 

Lembre-se: para que sua empresa consiga crescer em vendas com maior previsibilidade de recursos para seu fluxo de caixa e aumento dos lucros, é importante entender quais são as modalidades de licitações antes de decidir qual delas é a mais adequada ao seu negócio. 

Estas são algumas das modalidades de licitação: 

  1. Concorrência pública: qualquer empresa pode participar, desde que esteja qualificada segundo as exigências descritas no edital, mas há um limite de valor de contrato. Para obras e serviços de engenharia, o valor máximo é R$ 1,5 milhão. Para os demais serviços, o valor é R$ 650 mil. 
  2. Tomada de preços: para essa modalidade, só é necessário mostrar o Certificado de Registro de Cadastro. Com o certificado em mãos, a Administração Pública analisa os documentos de cada empresa, para saber se todas as inscritas estão aptas a participar da licitação e escolhe a melhor opção. 
  3. Pregão: nesse formato, o órgão público publica sua necessidade e as empresas fazem as propostas de forma presencial ou virtual, nos chamados pregões eletrônicos. A proposta de menor valor vence e, aí sim, a empresa precisa mostrar a documentação exigida para ser contratada. 
  4. Carta-convite: essa modalidade tem um processo simplificado e é utilizada diante de necessidades urgentes dos órgãos públicos. Não há editais nem obrigatoriedade de certificados; a administração pública escolhe, entre a lista de licitantes, três fornecedores e envia cartas-convite. 
  5. Leilão: os órgãos públicos organizam leilões para vender, a pessoas físicas ou jurídicas, bens que não são mais necessários para a administração pública e bens apreendidos por comércio ilegal e alienação. Como num leilão comum, o interessado com maior lance leva o item. 

Agora que você já conhece as modalidades e as vantagens dos processos licitatórios, mantenha sua gestão financeira em ordem, em especial o controle do fluxo de caixa e do estoque, para conquistar este mercado. 

Também é fundamental saber calcular de forma correta os preços que irá apresentar na sua proposta. Estas ferramentas podem e ajudar. Baixe os links e lance já os dados do seu negócio: 

Planilha de controle das entradas e saídas de caixa (Fluxo de Caixa) 

Planilha de controle de estoque 

Como definir o preço de venda (indicamos fazer o curso de formação de preço de venda, para obter mais informações sobre este tema importante) 

Aprender como vender para o governo é uma ótima maneira de criar oportunidades de negócio para aumentar suas vendas e incrementar ainda mais seus resultados. Pratique as dicas o quanto antes! E, em caso de dúvidas sobre o assunto, procure o Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800. 

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