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Fri Feb 24 19:23:17 BRT 2023
Empreendedorismo | DESAFIO
Você sabe como funciona o algoritmo do TikTok?

O algoritmo do TikTok considera a originalidade e os interesses dos usuários na hora de distribuir os vídeos.

· Atualizado em 21/02/2023
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Com conteúdos divertidos e virais, o TikTok vem sendo um dos responsáveis por criar tendências no mercado de marketing digital. Criado em 2016, o TikTok inovou com o formato de conteúdo e também com o seu algoritmo, que se baseia nas interações do usuário, informações dos vídeos e configurações do dispositivo. 

Vale ressaltar que o algoritmo é uma informação privada da plataforma, ou seja, ela não é publicada. O que temos são orientações e dicas do próprio TikTok e especialistas. O algoritmo é o conjunto de regras que define para quem será entregue cada conteúdo, de acordo com o perfil do usuário e a temática da publicação. 

Para aumentar o seu alcance no TikTok e conquistar mais clientes, apresentamos os três pontos de atenção do algoritmo:

1. Interações do usuário: vídeos e perfis que o usuário demonstra interesse ou compartilha; contas que ele segue, comentários e publicações criadas.

2. Informações de vídeos: legendas, sons e hashtags.

3. Configurações de dispositivo e conta: idioma, país e tipo do aparelho.

O TikTok propõe uma distribuição de conteúdo diferente das demais plataformas. Você não precisa, necessariamente, seguir um perfil para receber o conteúdo. O usuário tem duas opções de seleção: “Seguindo” e "Para você”, sendo a última a mais relevante.

Em “Seguindo”, aparecem os conteúdos de perfis e hashtags que o usuário segue. Já, no “Para você”, o conteúdo leva em consideração os interesses de cada usuário. 

Esse é o motivo para a viralização dos conteúdos no TikTok. Mesmo que o perfil não tenha muitos seguidores, ele pode chegar a muitas contas. O alcance de uma empresa ou marca pode ser muito maior na plataforma. 

De maneira geral, o interesse por determinada temática é captado de acordo com os seguintes critérios:

  • Tempo de visualização é um critério de relevância considerado pelo algoritmo;
  • Métricas de curtidas e comentários também servem para medir o interesse dos usuários;
  • Legendasáudios populareshashtags e descrições ajudam o TikTok a entender a temática e, assim, recomendar a publicação para usuários interessados;
  • Informações pessoais também são levadas em consideração na hora da recomendação de conteúdo; 
  • Vídeos curtos demais, com menos de cinco segundos de duração e com mais de 90 dias ou áudio silenciado também são ignorados; 
  • Conteúdo original, autêntico e divertido tem muito valor para o algoritmo do TikTok. Significa que publicações não originais, spam, estático ou de imagem sem vídeo, clickbait ou fora da formatação da plataforma não são recomendados. 

O TikTok surgiu para ser uma plataforma atual, de entretenimento e autêntica. Por isso, é preciso produzir conteúdo específico para ele. Quer dizer que conteúdo importado de outras mídias sociais, com marca d’água, por exemplo, não são bem aceitos. 

A plataforma está crescendo muito no país e, além dos jovens, outras faixas etárias, como a dos idosos, estáão presentea e atuantea. Aproveite essa oportunidade de diversificar sua estratégia de marketing digital e alcançar um número maior de pessoas. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

TikTok impulsiona conteúdos de empreendedores

Como utilizar o TikTok a favor do seu negócio

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