O algoritmo do TikTok considera a originalidade e os interesses dos usuários na hora de distribuir os vídeos.
Com conteúdos divertidos e virais, o TikTok vem sendo um dos responsáveis por criar tendências no mercado de marketing digital. Criado em 2016, o TikTok inovou com o formato de conteúdo e também com o seu algoritmo, que se baseia nas interações do usuário, informações dos vídeos e configurações do dispositivo.
Vale ressaltar que o algoritmo é uma informação privada da plataforma, ou seja, ela não é publicada. O que temos são orientações e dicas do próprio TikTok e especialistas. O algoritmo é o conjunto de regras que define para quem será entregue cada conteúdo, de acordo com o perfil do usuário e a temática da publicação.
Para aumentar o seu alcance no TikTok e conquistar mais clientes, apresentamos os três pontos de atenção do algoritmo:
1. Interações do usuário: vídeos e perfis que o usuário demonstra interesse ou compartilha; contas que ele segue, comentários e publicações criadas.
2. Informações de vídeos: legendas, sons e hashtags.
3. Configurações de dispositivo e conta: idioma, país e tipo do aparelho.
O TikTok propõe uma distribuição de conteúdo diferente das demais plataformas. Você não precisa, necessariamente, seguir um perfil para receber o conteúdo. O usuário tem duas opções de seleção: “Seguindo” e "Para você”, sendo a última a mais relevante.
Em “Seguindo”, aparecem os conteúdos de perfis e hashtags que o usuário segue. Já, no “Para você”, o conteúdo leva em consideração os interesses de cada usuário.
Esse é o motivo para a viralização dos conteúdos no TikTok. Mesmo que o perfil não tenha muitos seguidores, ele pode chegar a muitas contas. O alcance de uma empresa ou marca pode ser muito maior na plataforma.
De maneira geral, o interesse por determinada temática é captado de acordo com os seguintes critérios:
- Tempo de visualização é um critério de relevância considerado pelo algoritmo;
- Métricas de curtidas e comentários também servem para medir o interesse dos usuários;
- Legendas, áudios populares, hashtags e descrições ajudam o TikTok a entender a temática e, assim, recomendar a publicação para usuários interessados;
- Informações pessoais também são levadas em consideração na hora da recomendação de conteúdo;
- Vídeos curtos demais, com menos de cinco segundos de duração e com mais de 90 dias ou áudio silenciado também são ignorados;
- Conteúdo original, autêntico e divertido tem muito valor para o algoritmo do TikTok. Significa que publicações não originais, spam, estático ou de imagem sem vídeo, clickbait ou fora da formatação da plataforma não são recomendados.
O TikTok surgiu para ser uma plataforma atual, de entretenimento e autêntica. Por isso, é preciso produzir conteúdo específico para ele. Quer dizer que conteúdo importado de outras mídias sociais, com marca d’água, por exemplo, não são bem aceitos.
A plataforma está crescendo muito no país e, além dos jovens, outras faixas etárias, como a dos idosos, estáão presentea e atuantea. Aproveite essa oportunidade de diversificar sua estratégia de marketing digital e alcançar um número maior de pessoas.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
