this is an h1

this is an h2

Wed Jul 12 15:25:31 BRT 2023
Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
Você sabe qual a diferença entre franquia e filial?

Empreendedores que querem expandir os negócios podem recorrer à abertura de franquias ou de filiais. É preciso analisar bem para escolher a melhor alternativa

· Atualizado em 12/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Sua empresa está a todo vapor e pronta para navegar em novos mares. Então, você começa a pensar em abrir novas unidades, mas surge uma dúvida: será melhor abrir uma filial ou uma franquia? Apesar de muita gente achar que são a mesma coisa, franquia e filial são modelos de negócio completamente diferentes e é preciso cuidado para saber como expandir em cada uma dessas modalidades. 

Basicamente, a filial é uma extensão da empresa-mãe enquanto uma franquia é um modelo de negócio em que uma empresa (o franqueador) concede a terceiros (os franqueados) o direito de utilizar sua marca, produtos e serviços em troca de royalties e taxas. Com isso, as diferenças são grandes. Vejamos algumas delas: 

  • Controle: A empresa-mãe tem controle total sobre suas filiais, desde o gerenciamento até as operações diárias. Já na franquia, o franqueador fornece orientação e suporte, mas não controla diretamente as operações da franquia em si, que é gerenciada pelo franqueado. 
  • Investimento: A abertura de uma filial geralmente exige um grande investimento financeiro por parte da empresa-mãe, que deve arcar com os custos de instalação, de operação e de pessoal. Já na franquia, o investimento é feito pelo franqueado, que paga ao franqueador as taxas iniciais e continuadas (de licenciamentos e de royalties), além de ser responsável por todos os custos operacionais. 
  • Riscos: Os riscos associados à abertura de uma filial são assumidos pela empresa-mãe, enquanto na franquia, o risco é assumido pelo franqueado. No entanto, o franqueador pode fornecer orientação e suporte para ajudar a reduzir os riscos. Um exemplo desse tipo de risco é a escolha de um ponto comercial ruim para a abertura de uma loja, o que resultaria em seu fechamento em um prazo relativamente curto. 
  • Flexibilidade: As filiais são operadas sob as mesmas políticas e procedimentos da empresa-mãe, o que pode limitar a flexibilidade na tomada de decisões. As franquias, por outro lado, permitem que os franqueados operem suas unidades de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos pelo franqueador, mas também permitem certa flexibilidade na tomada de certas decisões operacionais, como horário de funcionamento. 
  • Propriedade: Uma filial é de propriedade total da empresa-mãe, enquanto as instalações de uma franquia são de propriedade do franqueado, que tem o direito de utilizar a marca, produtos e serviços enquanto estiver pagando os royalties ao franqueador. 

Vale lembrar que a expansão por meio de franquias exige um investimento considerável do franqueador porque é preciso formatar todo o negócio. Uma franquia de fast food, por exemplo, precisa ter um cardápio definido, uma identidade visual em suas instalações (com móveis e decoração específicos da marca) entre outros procedimentos e o franqueado deve obedecer a essas determinações. A vantagem é que a formatação pode ser usada para um número grande de unidades franqueadas. 

Por isso, quando pensar em expandir seu negócio, não pense apenas grande. Pense também com uma visão de futuro. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para ajudar empreendedores que desejam expandir seus negócios por meio de abertura de filiais ou de franquias. Procure auxílio na agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?