this is an h1

this is an h2

Mon Dec 05 02:07:02 BRT 2022
Empreendedorismo | GESTÃO
WhatsApp Business: o zap do empreendedor

Dicas para o empreendedor utilizar o WhatsApp Business para atender melhor e vender mais.

· Atualizado em 05/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A informação do cliente ganhou uma velocidade nunca vista antes no varejo. Mas, será que sua empresa está acertando nesta comunicação? Os consumidores estão cada vez mais entrosados com a tecnologia e querem maneiras fáceis de comprar. O WhatsApp está presente na vida de todo mundo e, por isso mesmo, é uma ferramenta poderosa de vendas que oferece a praticidade que o cliente quer. Aproveite estas dicas, inspiradas no post do Sebrae Paraná, e veja como alavancar suas vendas.

Você sabia que o WhatsApp tem uma versão exclusiva para atender as necessidades dos pequenos negócios? É o WhatsApp Business! Funciona muito parecido com WhatsApp pessoal, mas com alguns recursos extras. Você pode inserir informações úteis, como endereço, descrição, e-mail e site da sua empresa no perfil. Também é possível criar um catálogo com seus produtos e serviços, organizar seus contatos ou conversas em categorias, como novos clientes, pago e assim por diante. Você também pode salvar e reutilizar mensagens para responder a perguntas frequentes com mais rapidez. E ainda colocar mensagens automáticas para dar as boas-vindas ou avisar os clientes quando você estiver ausente. 

Já instalou? Então, vamos às técnicas poderosas para vender pelo WhatsApp!

Envolva o cliente: não apresente produtos logo de cara

Você usa o WhatsApp Business e está ali para vender. Mas, a versão do aplicativo que seus clientes usam é uma rede social para falar com pessoas próximas. Por isso, é importantíssimo aproximar-se do cliente, envolvê-lo mesmo, antes de oferecer produtos e serviços. Não se trata só de ser simpático, mas de oferecer conteúdo relevante para o perfil desse cliente. Por exemplo, se você tem uma floricultura, envie vídeos, áudios, fotos acompanhadas de textos ou infográficos falando sobre como cuidar de suas flores, os benefícios de ter plantas em casa e assim por diante. Se você não tiver esse cuidado e sair disparando só mensagens com ofertas, o cliente pode achar invasivo e te bloquear. E aí, adeus vendas.

Divulgue o Whats de sua empresa

Espalhe aos sete ventos que sua empresa possui um canal de comunicação pelo WhatsApp. Publique seu número nas redes sociais e em qualquer divulgação da sua empresa. Quando for divulgar o seu número nas redes sociais, facilite o contato do cliente. Coloque um link direcionado para o seu WhatsApp onde ele vai clicar e vai direto para a sua janela de conversa. Para fazer, isto é só copiar um link como este: http://api.WhatsApp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000 e substituir os zeros pelo DDD e seu número.

Use o catálogo

O catálogo é uma mão na roda porque permite que você insira fotos e valores dos seus produtos. Basta entrar nas configurações da sua conta, selecionar catálogo, “upar” suas fotos e escrever as descrições. Você também pode colocar o link do seu site, caso tenha um. E se não tiver esse recurso de catálogo, vai te ajudar ainda mais, pois é uma forma fácil de expor seus produtos.

Organize-se

Você já percebeu que o pulo do gato é fazer um contato humanizado com o seu cliente. Mas, mandar mensagens personalizadas para tanta gente pode parecer um grande desafio. Se você se organizar, fica muito mais fácil. Crie listas de contatos de forma segmentada, separando os contatos com o tags, conforme as preferências de compras. Aproveite o recurso “linhas de transmissão”: com elas você consegue enviar a mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. Para você, funciona muito parecido com o grupo normal, mas as pessoas recebem a mensagem individualmente. Com esses recursos, você consegue enviar mensagens direcionadas às necessidades de cada categoria de clientes. Afinal, você não pode enviar as mesmas mensagens para novos clientes e para os que já estão com você há um tempo ou mandar ofertas de produtos infantis para uma pessoa sem filhos.

Acompanhe as estatística

Para saber se suas ações via WhatsApp estão interessando os seus clientes, acompanhe as estatísticas das ações. Para isso, entre nas “configurações”, selecione “configurações da empresa” e depois “estatísticas”. Você pode ver quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas pelos clientes. 

Há muitas vantagens em usar o WhatsApp Business, mas a principal diz respeito ao relacionamento com o cliente: a ferramenta torna o atendimento mais eficiente, a interação é mais rápida, melhora a experiência de compra e aproxima sua empresa do público-alvo. Para aproveitar ao máximo os serviços do aplicativo, não deixe de preencher seu perfil comercial por completo, criar um catálogo de produtos, configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business, organizar os contatos com etiquetas e criar uma lista de transmissão. Aproveite estes recursos!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?