Habilidades que são mais sobre a sua intuição, a sua atitude e a sua capacidade de inspirar ou se comunicar com os outros.

Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. As soft skills, diferentemente das hard skills, são habilidades subjetivas, mais difíceis de serem mensuradas.
As hard skills são habilidades técnicas e, de modo geral, são facilmente mensuráveis e possíveis de desenvolver por meio de treinamentos e cursos, por exemplo. Durante muito tempo, essa competência foi a principal e mais relevante profissionalmente, mas esse cenário tem se transformado e atualmente as soft skills aparecem com muito mais relevância e destaque.
Já as soft skills se referem a habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com o outro, ou seja, como funciona a interação dela em grupos e, ao mesmo tempo, como ela lida com suas próprias emoções. Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com essas situações ambientais e psicológicas, maiores são suas soft skills.
No caso dos empreendedores, é importante que eles desenvolvam, em especial, seis competências comportamentais. São elas: liderança, aceitação de riscos, criatividade, resiliência, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal.
1. Liderança
No dia a dia de trabalho, inúmeros desafios surgem, e é essencial que os empreendedores sejam capazes de liderar suas equipes para solucionar problemas com agilidade e encontrar o caminho ideal para o sucesso do negócio. Seja no atendimento a clientes ou no desenvolvimento de inovações em produtos ou serviços, a liderança é fundamental.
O líder também é responsável por treinar e motivar as equipes, criando um ambiente de trabalho produtivo e inclusivo. Promovendo o bem-estar da equipe, o empreendedor ajuda a desenvolver profissionais capacitados e colaborativos.
2. Aceitação de riscos
Os riscos devem ser estudados e não temidos! Afinal, todo negócio envolve riscos, e em vez de correr deles é preciso entender o que precisa ser feito para atingir suas metas. Grandes ou pequenos projetos podem impulsionar nossas carreiras, e por isso ao empreender é necessário estar preparado para lidar com incertezas.
Empreendedores de sucesso inovam em suas áreas de atuação e aprendem a lidar com o erro e o risco de fracasso com responsabilidade e coragem. A flexibilidade e a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado são fundamentais para vencer à frente de uma empresa.
3. Criatividade
A concorrência no mercado cresce cada vez mais, e para superá-la é preciso atender às demandas dos clientes. Para isso, é necessário desenvolver produtos e serviços inovadores, usando a criatividade para se destacar das outras empresas. O empreendedor precisa ser criativo para superar desafios e levar seu negócio adiante com soluções inéditas ou com vantagens comparativas.
4. Resiliência
Diante de um cenário de incerteza, pressão, alta concorrência e mudanças no mercado, é preciso ter resiliência para vencer à frente de um negócio. Isso se torna ainda mais importante no Brasil, onde o ambiente de negócios é burocrático e atrapalha o crescimento das empresas. Por isso, resiliência e capacidade de adaptação a novas realidades diante de mudanças no mercado e nas demandas dos clientes é fundamental.
Quando o empreendedor é resiliente e forma times resilientes, é possível vencer os problemas com mais rapidez e bem-estar, encontrando soluções para cada desafio. A resiliência nos ajuda a levantar após sofrer revezes e seguir em frente para atender às novas demandas do mercado e aproveitar as oportunidades.
5. Trabalho em equipe
Essa é uma das habilidades mais requeridas pelas empresas no século XXI, com o aumento do tempo que as pessoas passam no trabalho. Além disso, a complexidade das demandas e as incertezas exigem que equipes compostas por pessoas diversas e com múltiplas habilidades trabalhem alinhadas. Se o empreendedor não consegue trabalhar de forma produtiva com outras pessoas e formar times unidos, a qualidade de vida e a produtividade do trabalho tende a cair.
6. Relacionamento interpessoal
Essa soft skill é crucial para os profissionais administrarem momentos de crise e manterem a boa convivência e a produtividade ao longo do tempo. Pessoas são complexas e diversas, e é preciso saber cultivar boas relações para que um negócio vá adiante.
Como desenvolver as soft skills
O primeiro passo é reconhecer as áreas que você precisa melhorar. Depois de conhecer seus pontos fortes e fracos, crie um plano de ação para melhoria que se alinhe e apoie seu plano de negócios.
Como as habilidades sociais abrangem uma categoria relativamente grande, existem várias maneiras de desenvolver ou aprimorá-las:
- Considere trabalhar com um mentor que possa fornecer feedback e modelar as habilidades apropriadas.
- Se o seu foco é melhorar a comunicação, cursos de oratória podem ser úteis.
- Obtenha um treinador que possa ajudá-lo a desenvolver habilidades de alta prioridade rapidamente.
- Embora possa parecer enganosamente simples, não subestime o efeito da positividade e do otimismo. Afinal, a maioria dessas habilidades é reforçada pela confiança e entusiasmo e prejudicada pela ansiedade, insegurança e negatividade. Mudar sua mentalidade para que você possa ver o lado positivo das situações pode ter um impacto significativo em como você interage com os outros.
Se precisar de ajuda, procure o Sebrae no seu estado.
Saiba mais:
- Curso A liderança na gestão de equipes
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- Curso Como agir de maneira empreendedora
Artigo criado a partir do conteúdo do Sebrae PR
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