this is an h1

this is an h2

Mon Aug 07 10:35:27 BRT 2023
Organização | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Comex 4.0 – Digitalização de processos e serviços

O comex 4.0 prevê a digitalização total dos processos e, em simultâneo, a integração de dados e sistemas em nuvem, com acesso fácil e rápido pelos profissionais

· 18/05/2023 · Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Comex 4.0 integra as diversas tecnologias aplicadas à revisão de processos nas operações de comércio exterior, que deixam de ser antiquados e burocráticos. As mudanças e novas soluções fazem parte de todo o pacote de inovações produzidas pelas startups, que têm em seu DNA a busca por agilidade e organização das atividades, sempre objetivando aperfeiçoar o fluxo de trabalho e reduzir os custos. 

O Comércio Exterior depende de informações atualizadas sobre entrada e saída de produtos e serviços, tendo, portanto, uma especial necessidade de um sistema de integração de dados em um canal confiável e seguro. 

O modelo 4.0 prevê a digitalização total dos processos e, em simultâneo, a integração de dados e sistemas em nuvem, com acesso fácil e rápido pelos profissionais autorizados.  

A pandemia de covid acelerou esse processo, consolidando informações em bases de dados e canais únicos de consulta remota e online. 

A Declaração Única de Exportação (DU-E) e a Declaração Única de Importação (DUIMP) são documentos eletrônicos que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam e definem o enquadramento das operações de exportação ou importação dos bens.  

Parte da chamada Revolução 4.0, exigem das empresas que as informações sejam enviadas para todos os níveis dos órgãos públicos que gerenciam entrada e saída de mercadorias e serviços. Assim, o acesso aos dados é compartilhado pela empresa com a Receita Federal, SEFAZ, Órgãos Anuentes e outros.  

Pagamento Centralizado, Controle de Carga e Trânsito (CCT), Licenças, Permissões e certificados, precisam ser centralizados e gerenciados dentro das empresas que praticam o comércio internacional. A adequação a essas mudanças exige das empresas um fluxo de informações que permite divulgar o conhecimento a todas as áreas envolvidas direta ou indiretamente nas operações de Comércio Exterior. É um modelo de operações transparente e integrado. 

O Comex 4.0 traz diversas vantagens: 

  • Simplificação da gestão do comércio exterior; 
  • Busca contínua por inovação; 
  • Melhoria da eficiência dos processos;
  • Foco nas estratégias para alcançar vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
  • Dados acurados, facilitando tomadas de decisão;
  • Integração de sistemas;
  • Centralização das informações;
  • Agilidade, eficácia e consistência nos processos. 

Saiba Mais: 

Como a digitalização de processos auxilia na importação e exportação 

Information of Everything: dados ao alcance de todos 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?