this is an h1

this is an h2

Fri Apr 14 03:15:17 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Como a sustentabilidade pode ser estratégica para os negócios

A sustentabilidade é estratégica e pode ser o diferencial competitivo do seu negócio junto ao mercado.

· 10/04/2023 · Atualizado em 14/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A sustentabilidade é um fator estratégico para qualquer tipo de negócio ou empresa, independente do setor de atuação. Ela já deixou de ser uma tendência e, por isso, as empresas devem considerar em sua estratégia de negócios, a sustentabilidade como um diferencial de mercado.

A sustentabilidade não é alcançada com uma única ação. No modelo de negócios das empresas mais sustentáveis, a estratégia é a própria sustentabilidade, e todas as operações e parcerias operam nesse sentido. 

A sustentabilidade é vista como relevante no contexto empresarial, mas ainda com um caminho a ser percorrido pelas empresas quanto a sua prática operacional. De acordo com um estudo promovido em 2021 pela Porto Business School e Aliados Consulting, publicado pela Forbes Portugal, 48,7% das empresas classificam a sustentabilidade como “muito importante na estratégia da empresa”. Entretanto, dentro dessa percentagem, 43,6% não possui orçamento específico. 

Muitas empresas ainda não entenderam que sustentabilidade não é criar uma ação adicional, mas inseri-la no modelo de negócios da empresa, como um fator integrado à organização. Ou seja, não basta ter apenas um departamento ou setor de sustentabilidade, ela deve estar inserida no cotidiano e nas diretrizes estratégicas do negócio.

Para isso, torna-se importante rever o próprio modelo de negócios e o planejamento estratégico da empresa. Vale lembrar que o planejamento estratégico é uma atividade administrativa que estabelece metas e ações para atingir determinado objetivo e direcionar os rumos de uma organização. A partir daí, essas diretrizes devem ser estabelecidas no nível operacional e tático da organização.

Na hora da implantação da sustentabilidade na sua empresa, seja ela pequena ou média, leve em consideração questões como: 

  • Crie um diálogo com os stakeholders, que são clientes, fornecedores, investidores ou credores, comunidades do entorno e funcionários. Descobrir as expectativas e necessidades dessa rede pode trazer considerações importantes para as ações de sustentabilidade. 

Clientes, fornecedores e consumidores consideram a sustentabilidade como fator diferencial para o estabelecimento de parcerias comerciais. De acordo com o International Business Report (IBR), 49% das empresas de médio porte esperam enfrentar mais pressão dos futuros talentos para se tornar mais sustentáveis, enquanto 55% esperam enfrentar mais pressão de seus clientes.

De acordo com o mesmo estudo, quase dois terços (61%) das empresas de médio porte pensam que as tendências globais de sustentabilidade exigirão mudanças fundamentais nos modelos operacionais em seu setor.

  • Faça um mapeamento da posição da sua empresa no mercado. Além dos impactos positivos e negativos do seu negócio, veja como você pode contribuir na definição de metas ou de um programa de sustentabilidade.

Benefícios da sustentabilidade estratégica

A empresa que não adotar a sustentabilidade nas suas operações está fadada ao desaparecimento. A sustentabilidade será fator ainda mais criterioso para as relações comerciais e empresariais, principalmente para as pequenas e médias empresas. 

Além disso, a sustentabilidade garante uma série de benefícios ao negócio como um todo:

Cadeia de fornecimento: empresas que não estabeleceram uma genuína política de sustentabilidade perdem contratos e parcerias. As grandes empresas já possuem uma rígida orientação e exigência a seus fornecedores para práticas sociais, ambientais e de governança.

Valorização da imagem da empresa: Empresas sustentáveis são empresas valorizadas pela sociedade, consumidores e credores. Mais do que uma ação de marketing, sustentabilidade valoriza a imagem e a marca da sua empresa no mercado

Redução de custos: mesmo que haja necessidade de investimentos iniciais, as ações de sustentabilidade incentivam alternativas mais econômicas, como economia de energia elétrica, reaproveitamento e menor desperdício de materiais, entre outras.

Reduz impactos no ambiente: as práticas diminuem ou reduzem o impacto do empreendimento no meio ambiente, além de estarem alinhadas à legislação.

Qualidade de vida para os colaboradores: iniciativas sustentáveis incentivam o aumento da produtividade, com um ambiente mais seguro e saudável.

Melhora os processos administrativos: implantar a sustentabilidade exige maior capacidade de gestão e de governança corporativa. Isso faz com que seja um fator de potencialização do desenvolvimento organizacional.

Oportunidades de novos negócios: a partir do desenvolvimento de ações sustentáveis, a empresa se credencia para atuar em mercados mais rentáveis e na busca por financiamentos com melhores condições de pagamento.

Na pesquisa IBR, pouco menos da metade das empresas (48%) acredita que a sustentabilidade terá um impacto financeiro líquido positivo em seus negócios, enquanto um número semelhante (47%) espera uma abordagem sustentável para levar a uma maior eficiência operacional e custos mais baixos. Enquanto isso, 43% dizem que o sucesso financeiro aliado à abordagem da sustentabilidade na gestão dos negócios é de igual importância.

A sustentabilidade é estratégica para a pequena e média empresa e deve ser priorizada no planejamento estratégico. Lembre-se que não se trata de uma ação isolada, mas de toda uma mudança de cultura e da implantação de uma política sustentável, que envolva todos os stakeholders.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?