Quer abrir uma ótica e não sabe por onde começar? Separamos algumas informações sobre esse tipo de negócio para você.
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Inspirados pelo conteúdo do especialista Vinícius Gonçalves, selecionamos algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e poder abrir o seu negócio o quanto antes.
Uma ótica de sucesso trabalha com a montagem e venda de óculos e lentes de grau, além de armações, óculos de sol e acessórios estéticos. Como ponto positivo do negócio, está a estabilidade. São poucos os casos de óticas que têm redução nos ganhos após conquistar a clientela. Também, o uso de óculos e lentes de contato cresceu muito. Isso, somado ao caráter estético e tendencial dos óculos de sol, transforma a ótica em um negócio com um bom potencial lucrativo. Ficou interessado? Nesse texto, iremos esclarecer suas dúvidas sobre o quanto custa abrir uma ótica, qual é o faturamento, estrutura e fornecedores necessários, quantidade de funcionários, como escolher a melhor localização para montar uma ótica, concorrência e mercado. Então, vamos às dúvidas.
Quanto custa abrir uma ótica? Elaborar um plano financeiro irá te ajudar a compreender de forma mais realista o valor do investimento inicial. Como é importante que você tenha uma noção de quanto precisa investir, seguem algumas estimativas: um investimento médio fica em torno de 41 a 55 mil reais, a serem distribuídos. Antes, uma informação importante: se você trabalhar apenas com a revenda de óculos e lentes, sem ter um laboratório próprio ou uma estrutura diferenciada, o investimento cai para, em média, cerca de 30 a 35 mil reais.
Capital de giro: o capital de giro será uma peça fundamental para a saúde do seu negócio. É ele que vai garantir o funcionamento do seu negócio nos primeiros meses e evitar problemas financeiros, até conseguir se solidificar no mercado. O valor de capital de giro é de 20 a 30 mil reais, dos quais 15 a 20 mil são de estoque e oito a dez mil reais são de caixa mínimo.
Qual é o faturamento bruto e líquido de uma ótica? O faturamento médio da ótica já consolidada gira em torno de 35 a 50 mil reais, com um percentual de lucro líquido estimado de 15 a 22%. Assim, sobra ao dono do negócio aproximadamente seis a dez mil reais mensais.
Estrutura e fornecedores para montar uma ótica: uma ótica pequena vai precisar de um ponto com área de pelo menos 40 metros quadrados. Caso opte por laboratório próprio, ele deve ter no mínimo 15 metros quadrados. A ótica deve ter ambientação leve. Uma dica de estilo é usar estruturas em madeira e prateleiras em metal e vidro com espelhos, fazendo com que o espaço pareça mais amplo. Coloque também algumas mesas, cadeiras e espelhos provadores, o que vai proporcionar comodidade aos clientes e, ao mesmo tempo, facilitar as vendas. A vitrine e os balcões devem ser bem iluminados. Com o mostruário de óculos, é importante instalar também um laboratório para ajuste de lentes e hastes de armações.
Os equipamentos para manter o processo produtivo das óticas são as máquinas: lixadeiras para lentes, lensômetro, máquinas facetadeiras, aquecedor de areia, centrador a ASZ-L Ingo, Rhanil Essilor, Motor flex jova, Fura lentes proxxon, espelhos de balcão, vitrines e outros. Você ainda vai precisar de equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora e máquina de cartão.
Quantidade de funcionários da ótica: para o sucesso de uma ótica, será fundamental a contratação de profissionais especializados. É recomendável ter pelo menos um profissional com experiência em optometria. Isso vai trazer credibilidade ao seu negócio. Os demais funcionários devem ser atenciosos, bons atendentes e vendedores, prezando pelo bom relacionamento com os clientes e foco na fidelização. No geral, uma ótica pode iniciar com um a dois atendentes, um gerente que pode realizar atendimentos e um auxiliar de limpeza.
Como escolher a melhor localização para montar uma ótica? A escolha do ponto da sua ótica é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. O local ideal tem influência direta no sucesso dos empreendimentos nesse setor, então, cuidado: priorize lugares de grande fluxo de veículos e pessoas, e opte por locais próximos a hospitais, clínicas médicas, farmácias e comércios. Mas, lembre-se de respeitar o orçamento que você tem disponível para não comprometer outros aspectos do seu negócio.
Reserve parte do capital para campanhas de marketing agressivas. Atualmente, o uso de redes sociais como Facebook e Instagram são tendências. Os anúncios custam pouco, assim, é possível destacar-se dos concorrentes. Panfletos com promoções ainda trazem bons resultados, então, invista também nesta modalidade de propaganda.
A concorrência no mercado é moderada, mas o índice de óticas que fecham é pequeno, o que demonstra ser ainda um bom negócio. Outro ponto importante é a boa margem de lucro. Vale lembrar que, embora existam concorrentes on-line, a maioria das pessoas ainda prefere comprar diretamente em óticas, principalmente em razão das indicações de médicos e o medo de usar óculos ou lentes inadequadas.
Abrir uma ótica pode ser um desafio, pois há uma série de dificuldades a serem enfrentadas. Entre elas, estão o alto custo inicial de investimento em equipamentos, a necessidade de obter um amplo conhecimento sobre lentes e armações para poder oferecer produtos de qualidade aos clientes, a concorrência acirrada com outras óticas e a necessidade de manter-se atualizado sobre as tendências e inovações do setor.
Por outro lado, uma das principais vantagens é o potencial de lucro, já que os óculos são itens indispensáveis para muitas pessoas e há uma grande demanda por eles. Além disso, é possível oferecer serviços personalizados, como ajustes e consertos, o que pode gerar fidelização de clientes. Outro benefício é a possibilidade de trabalhar com produtos de alta qualidade e tecnologia, o que pode ser uma fonte de satisfação pessoal e profissional.
Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:
Dez dicas para melhorar o visual de sua loja (Cartilha).
O ponto de venda, conhecido também como PDV, é o local onde o consumidor passa pela experiência de compra, encanta-se com o produto e torna-se fã de sua marca. Portanto, é necessário que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em sua loja, e fique satisfeito dentro dela. Pare que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Esta cartilha traz dez dicas para que a sua loja torne-se tão atrativa quanto vendável.
Marketing digital: planejar para vender pela internet:
"Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio."
Essas foram algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e abrir seu negócio agora mesmo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
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Sat Jul 20 00:02:45 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Sat Jul 20 00:02:14 BRT 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!