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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Como criar uma política de home office na sua empresa

Saiba quais regras você pode aplicar na política de trabalho remoto para evitar conflitos trabalhistas.

· 27/03/2023 · Atualizado em 20/04/2023
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O trabalho remoto ou híbrido é uma realidade que veio para ficar. Mesmo após a pandemia do novo coronavírus, muitos funcionários têm se recusado a retornar para os escritórios. Isso requer uma mudança das empresas para atender o mercado. Mas, para fazer esse modelo dar certo, é preciso ter uma política de home office bem estabelecida. É verdade que pequenas empresas não aderiram tanto ao trabalho remoto, entretanto, as vantagens também são grandes para esses empreendedores. 

Não importa se o trabalhador está atuando em um espaço físico da empresa ou em casa, o vínculo de trabalho existe e o empreendedor precisa se resguardar de possíveis problemas. Lembrando que, mesmo trabalhando de casa, o colaborador tem os mesmos direitos e deveres de acordo com o tipo de contrato de trabalho estabelecido na admissão. E, da mesma forma que existe um contrato com cláusulas explícitas, que ditam as regras dentro do espaço na empresa, também deve existir no contrato de home office as mesmas definições  

Criando uma política de home office 

Antes de estabelecer uma política de home office, o empreendedor deve ter em mente que o trabalho remoto traz mais flexibilidade para o colaborador e é por isso que esse modelo tem conquistado mais adeptos. Por exemplo, o trabalhador não perde horas no trânsito ou em transporte público. O lado bom para a empresa é que o colaborador tende a ter um nível de estresse menor e pode ser mais produtivo no dia a dia. Mas, para conciliar a vida pessoal e profissional de maneira correta, é fundamental seguir regras - e é aí que o RH pode ajudar. 

Comece elaborando um documento e deixe claro as regras da empresa, como por exemplo: 

  • Horário da jornada de trabalho (inclusive os intervalos); 
  • Entrega e monitoramento de atividades, seja através do gestor ou de ferramentas; 
  • Ferramenta de comunicação oficial da empresa. 

Também é importante que a empresa tenha o registro dos equipamentos fornecidos e mantenha o colaborador informado sobre os cuidados necessários. A gestão também deve ser responsável por informar as regras de sigilo e segurança das informações já que se trata de uma empresa e deve haver penalidade no caso de descumprimento.  

Ter uma política de home office clara é fundamental para evitar conflitos e possíveis problemas trabalhistas no futuro. Para fortalecer essa cultura, o RH e as lideranças precisam estar em sintonia e repassar essas informações sempre que necessário.   

Passos que ajudam o trabalho remoto 

Para começar, alinhe as expectativas. Para a empresa apostar no modelo, é necessário ter confiança nas motivações que levaram até essa decisão, como por exemplo, a redução de custo com espaço físico e flexibilidade para os colaboradores. Avalie com o tempo se a estratégia está dando certo.  

De acordo com a lei nº 13.467, que regulamenta o trabalho remoto, a empresa deve fornecer os equipamentos necessários para o colaborador executar sua função. Essa listagem deve entrar na política de home office. Também é importante pensar na ergonomia e na saúde do colaborador. Avalie se o profissional está seguindo as regras de ergonomia e se a empresa precisa fornecer algum equipamento específico.  

No mais, priorize a segurança de informações, sempre reforce a importância do cuidado com acessos e documentos. Se possível, invista em antivírus e ferramentas criptografadas para garantir a segurança dos dados da empresa. Algo que também ajuda é definir os canais oficiais de comunicação. Dessa forma, os assuntos da empresa não são espalhados em aplicativos pessoais. 

A política de home office precisa ser transformada em parte da cultura da empresa e, para isso, a liderança precisa semear essa ideia! 

Saiba mais:

Guia do home office 

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