this is an h1

this is an h2

Fri Apr 07 19:56:50 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Como fazer uma inauguração de loja de sucesso?

Vai inaugurar sua loja e não sabe por onde começar? Com uma abertura bem-sucedida, a empresa tem maiores chances de alcançar o sucesso a longo prazo.

· 23/03/2023 · Atualizado em 07/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inspirados pelo conteúdo da Listen X , selecionamos várias ideias criativas que você pode aplicar na sua inauguração de loja e arrasar. 

A inauguração da sua loja é fundamental para o sucesso do seu negócio. Qualquer erro de planejamento ou execução podem atrapalhar esse momento tão importante. Então, crie um plano detalhado para esse dia, inclua: orçamento, estrutura do espaço, divulgação para o público correto, estoque e promoção dos produtos que você vai oferecer no dia da inauguração, bem como na ação que você vai fazer para que os clientes gostem e voltem até a sua loja. Confira as dicas e ideias imperdíveis.

Primeiro, você precisa pensar na data da inauguração da sua loja. Escolher um dia pode parecer simples, mas não é. Você precisa pensar se existe algum evento próximo que possa dispersar o seu cliente. Por exemplo, um grande saldão, o lançamento de uma outra marca ou de um produto podem impactar demais a inauguração da sua loja. Então, fique atento para você ter uma data exclusiva. 

Depois, pense no seu público-alvo, em quem são seus potenciais clientes e como está a agenda dele durante o mês. Pense e analise sobre qual seria o período ideal para inaugurar a sua loja de acordo com os compromissos do seu público-alvo.

Outra dica é que as ações devem estar totalmente alinhadas. É fundamental que a identidade visual e o tipo de comunicação estejam totalmente padronizados. Até mesmo um brinde precisa estar de acordo com a imagem da loja e com o que você quer transmitir. Tenha em mente que quando se faz um lançamento, seja ele qual for, as expectativas do público são bem altas. Por isso, as ações promocionais, a disposição dos itens, a iluminação, o perfume da sua loja, o som ambiente, tudo isso tem que fazer sentido para criar uma experiência excelente para o seu público.

Usar o marketing sensorial vai fazer toda a diferença, porque os clientes vão recordar de maneira positiva do seu estabelecimento e, com certeza, vão querer voltar. Ao implantar estratégias de marketing sensorial na sua loja, você cria uma experiência. Você pode fazer isso despertando os cinco sentidos do seu consumidor. Você pode organizar os produtos de forma que eles chamem a atenção, separando por tamanho, cor e estilo. Ter um perfume característico também é uma forma de finalizar e recriar memórias positivas no seu cliente. 

Você pode colocar dentro da sua loja totens para que o público possa tocar e experimentar os seus produtos. Aposte em uma música ambiente agradável que tenha a ver com a sua marca e faça conexão com o seu público. 

A iluminação também pode destacar os pontos da loja que você quer que seus clientes tenham mais atenção. Além da música, você também pode pôr uma vinheta personalizada, enfatizando os principais valores da loja. Tenha certeza de que pensar nesses itens vai criar uma ótima experiência para o seu cliente, e ele vai lembrar dessa grande inauguração!

Customerx: a experiência do cliente. Para pensar na inauguração de um estabelecimento, é importante apoiar todos os pontos de contato e assegurar que eles estejam funcionando corretamente. Crie um processo simples, mas que cubra todos esses momentos de interação: como provar um produto/testar um serviço, qual vai ser o processo de check-out/finalização da compra, como será o pagamento, a embalagem e até a despedida da loja. 

O layout da loja, a primeira visão que os clientes terão do seu espaço, vai ser decisiva. O primeiro impacto vai construir a imagem e as experiências que você quer passar. Então, preste atenção na circulação do cliente dentro da loja, com a exposição dos produtos, o caminho que ele vai percorrer até o caixa. Tudo isso tem que estar alinhado para criar uma boa experiência. 

A divulgação da inauguração é fundamental para o sucesso do evento, defina como será feita essa divulgação. Entenda o seu público e qual a melhor maneira de impactá-lo. Estude quais são os canais de comunicação mais utilizados pelo seu público-alvo e prepare comunicações claras e objetivas para divulgar sua inauguração. Pode ser pelo Facebook, Instagram, Tik Tok, LinkedIn, é importante acertar qual é a rede social que o seu cliente usa mais. E além de um convite inicial, você pode criar postagens para gerar expectativa para o grande dia. Faça uma contagem regressiva, abordando o que ele vai poder ver no dia da inauguração. 

Um coquetel sempre cai bem como forma de agradecimento. Você pode oferecer um café, um pequeno coquetel para os seus convidados. 

Apoiar uma causa: os consumidores têm buscado cada vez mais por marcas e lojas que apoiam uma causa e que tenham causas parecidas com as deles. Ajudar a comunidade é muito importante nos dias de hoje. Estude o seu orçamento e pense no que pode ser feito para engajar o seu público. Você pode, por exemplo, destinar parte das vendas desse dia para uma ONG ou para um projeto importante na sua região, sempre buscando organizações sérias e que façam sentido com o negócio da sua loja.

Quem não ama um mimo? Oferecer um brinde ou uma lembrança no dia da inauguração da sua loja vai encantar o seu cliente e ainda fazer um reforço positivo da sua marca. Pense em algo que os consumidores utilizam no dia a dia e que seja útil ou então cupom de desconto para as próximas compras. Crie promoções exclusivas para este dia, você pode oferecer descontos progressivos, preços exclusivos ou criar um programa de fidelidade. 

Outra dica importante é estar preparado para imprevistos. Tenha um plano B para qualquer eventualidade e esteja preparado para agir rapidamente. Por fim, não se esqueça de medir os resultados da inauguração da sua loja. Acompanhe as vendas, a satisfação dos clientes e o feedback que receber para identificar o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado. Com essas informações em mãos, você poderá ajustar sua estratégia e melhorar a experiência do cliente na sua loja ao longo do tempo.

O dia da inauguração de uma loja é extremamente importante para a marca, pois é uma oportunidade única de criar uma primeira impressão positiva nos clientes. Uma inauguração bem planejada pode ajudar a impulsionar as vendas e aumentar a fidelidade dos clientes. 

É fundamental investir em estratégias de marketing eficazes, como promoções exclusivas, brindes e divulgação nas redes sociais, para atrair a atenção dos consumidores e criar uma experiência única no dia da inauguração. Com uma abertura bem-sucedida, a empresa tem maiores chances de alcançar o sucesso a longo prazo e se destacar em um mercado competitivo.

Agora, você já sabe que uma inauguração de loja precisa de muito planejamento e organização. Pensando nos mínimos detalhes dessa inauguração, com certeza, você vai causar uma boa impressão para seus clientes e vai começar um negócio de muito sucesso. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Comunicação e relacionamento com seus clientes. (Curso)

Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.

Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor. (Curso

Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.

Essas foram algumas dicas para você fazer uma inauguração de loja sensacional. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?