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Sat May 13 19:43:58 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Como vender on-line sem criar um site

Escale seu negócio e aumente suas vendas sem ter um e-commerce ou loja virtual.

· Atualizado em 13/05/2023
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A grande vantagem do comércio on-line é a escalabilidade do negócio. Se antes apenas os mais próximos e locais tinham acesso ao seu produto, hoje em dia, você consegue vender para o mundo todo. 

Com a expansão da tecnologia e principalmente da internet, as vendas começaram a ser feitas virtualmente. E a grande vantagem dessa evolução é a quantidade de pessoas que têm acesso ao seu produto.

Agora, com o mundo digital e as ferramentas on-line, você consegue anunciar seus produtos para milhões de pessoas sem sair da sua loja.

Para vender on-line, você não precisa, necessariamente, de um site. Com certeza ter um site bem montado, com carrinho de compras e tudo automatizado é um excelente negócio, mas não é extremamente necessário para que você venda seus produtos on-line. 

A web possui diversas ferramentas que podem ser utilizadas para vendas. As mídias sociais e marketplaces são alguns exemplos.

Instagram 

O Instagram se tornou uma grande vitrine do mundo digital. Por meio dele, você pode expor seus produtos ou serviços. Você pode ter um contato direto com o seu cliente e criar uma proximidade que muitas vezes nem em uma loja física você consegue.

Utilize os stories e directs para conversar e gerar conexão com o seu cliente. Você pode contar sua história, mostrar seu dia a dia, o funcionamento do seu negócio e produto. Você consegue aumentar suas vendas interagindo com as pessoas.

Quanto mais proximidade você tiver com eles, maior a chance de eles comprarem algo de você.

O seu produto pode ser maravilhoso, mas quem vai mostrar ele fará com que a audiência se identifique. Quanto mais identificada, mais desejo de compra e, consequentemente, maiores as chances de comprar de você. 

WhatsApp

Além de ser uma excelente ferramenta de comunicação, o aplicativo também pode ser utilizado para vendas. Por meio dele, você tem contato direto com o cliente e pode fazer vendas personalizadas para diversas pessoas ao mesmo tempo. 

Crie listas por interesse ou a partir da etapa no funil de vendas. Para divulgar seus produtos, interaja, converse, mostre exemplos, faça vídeos e mantenha esse contato com o consumidor. As pessoas compram de pessoas e quanto mais próximos forem de você, maior a chance de você convencê-los que o seu produto é necessário. 

Marketplace 

Outra maneira de vender on-line sem ter um site ou um e-commerce é anunciar seus produtos em marketplaces, que são shoppings virtuais. Nessas plataformas, você consegue inserir seus produtos e vendê-los em sites parceiros, podendo utilizar e aproveitar as ferramentas de marketing digital e logística delas.

A grande vantagem dos marketplaces é a quantidade de tráfego, de acessos e o número de clientes que eles já possuem. Outro ponto positivo é que você não precisa investir em propagandas para atrair clientes. 

Os marketplaces têm um custo que, normalmente, gira em torno de uma comissão sobre as vendas do seu produto. Mas costuma ser menor que o custo operacional de uma loja física. 

Hoje em dia, estar presente na internet faz com que você tenha acesso a milhares de pessoas. Você deixa de vender apenas para os conhecidos, para o pessoal do seu bairro ou cidade e passa a escalar seu negócio a nível nacional.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Como vender online sem um e-commerce

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