Segundo levantamento feito pela consultoria IDC, o mercado brasileiro de tecnologias da informação e comunicação crescerá 5% em 2023, chegando a US$ 80 bilhões. A expansão é consequência da busca acelerada da transformação digital, aderida progressivamente pelas organizações, públicas ou privadas.
A digitalização de processos é peça-chave na transformação digital nas organizações e motor de crescimento e inovação no país. Estas são algumas etapas que as empresas precisam aderir para alcançá-la:
Digitalização dos documentos
Os documentos físicos podem trazer desorganização para as empresas. O uso de documentos eletrônicos já é uma realidade. Além de facilitar o acesso aos materiais, o processo permite mais organização e agilidade dentro das companhias além de proporcionar o menor risco de perda de dados.
Transformação e organização dos documentos
Para trazer mais benefícios para as empresas, as documentações precisam estar organizadas e bem categorizadas para que, quando necessário, os colaboradores possam achar tudo que precisam facilmente. Com isso, as informações estão prontamente disponíveis, com navegação intuitiva e maior nível de segurança.
Automatização dos processos é a chave
Algumas atividades manuais podem ser automatizadas por meio de tecnologias e softwares, o que aumenta a eficiência dos processos e permite que os colaboradores possam focar em tarefas que precisam do apoio humano. Isso tudo padroniza os fluxos de trabalho, aumenta a precisão e reduz o risco de não conformidades.
Aposte na simplificação dos processos
Esta etapa exige um rastreamento da performance dos processos para encontrar pontos ineficientes e eliminá-los. A quarta fase é focada na simplificação. Os gestores precisam examinar seus processos de automação e torná-los inteligentes, rápidos e melhores. Agora é a hora de eliminar fases desnecessárias e otimizar o tempo e o esforço do time.
Transformação dos processos
Na última fase, as empresas vão impulsionar a inovação, alavancando a predição analítica e insights para a transformação digital. Com isso, irão desenvolver processos que ajudem a planejar com antecedência, criar cenários hipotéticos e avaliar possíveis resultados. Como consequência, tornam-se proativas e impulsionam as mudanças internas.
Leia mais em: https://ipnews.com.br/5-etapas-para-potencializar-a-transformacao-digital-nas-organizacoes/