this is an h1

this is an h2

Inovação

Benefícios do uso de sistemas integrados para pequenas empresas

Sistemas integrados são cada vez mais necessários, e trazem vantagens como melhorar a comunicação, o uso de dados e evitar retrabalhos

· 04/04/2023 · Atualizado em 04/04/2023
FAVORITAR
ca8b93d04cd47810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Integração de sistemas

Cada empresa é formada por diversas atividades que perpassam por vários setores, independente do porte e nível de departamentalização. Da mesma forma, os sistemas de gestão podem apoiar atividades de diversos setores, como financeiro, pessoal, compras, clientes e estoque, mas essas atividades não precisam operar em sistemas separados, e tendem até a funcionar melhor, quando operam de forma integrada em um mesmo sistema, os chamados ERP (Enterprise Resource Planning).

Muitas empresas começam a utilizar sistemas mais básicos, restrito a alguns setores, ou apenas para atividades específicas, por aparentarem ser uma opção mais econômica. Mas, conforme elas amadurecem vão percebendo novas atividades que precisam ser geridas com apoio de sistemas e não a  encontram no sistema utilizado, precisando contratar um outro sistema para isso, e aí então, estes sistemas operam de forma não-integrada.

Quando não-integrados, as informações constantes nos sistemas ficam contidas em cada um deles, não conversam entre si, gerando retrabalho de alimentar cada um deles, e correndo o risco de que haja falhas na comunicação entre esses sistemas, e até mesmo entre as pessoas da empresa.

Além disso, novas tecnologias como a inteligência artificial, o aprendizado da máquina, e a internet das coisas, demandam a integração dos sistemas e das informações. Estes sistemas são aliados indispensáveis das empresas que desejam fazer gestão baseada em dados, organizando os dados, facilitando o acesso interno e agilizando as análises. Assim, a tendência é que cada vez mais, as empresas adotem sistemas que trabalhem de forma integrada. 

Migrar de sistema sempre é um desafio para as empresas, por isso, se você está pensando em contratar um sistema para uma área específica de sua empresa, vale a pena analisar de antemão opções de sistemas integrados, que atendam  tanto a essa função, quanto a outras que provavelmente já são úteis e em breve serão indispensáveis para seu negócio.

Leia mais em: Cresce a tendência na integração de sistemas dentro das empresas

Comunidades do Sebrae no Telegram

Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
ca8b93d04cd47810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Mais posts para você explorar