O marketing acompanha o contexto econômico, social e tecnológico. E, nos últimos anos, com a popularização da tecnologia digital, o marketing tradicional se transformou. Agora, ele está focado na interação com o cliente, criação de conteúdo relevante e personalização das mensagens.
Os desafios também são muitos: concorrência crescente e com acesso às mesmas ferramentas e canais de marketing, além da fragmentação do mercado. A alternativa para atender a todos os nichos de maneira eficiente, é utilizar ferramentas de automação de marketing.
O uso crescente de big data e machine learning para melhorar a tomada de decisões é outra evolução do marketing. Empreendedores usam cada vez mais os dados para tomar decisões sobre campanhas, produtos e serviços. O machine learning é a inteligência artificial que permite que os computadores aprendam com os dados sem serem explicitamente programados para esse fim. Assim, os computadores podem analisar grandes volumes de dados e extrair padrões e perfis que podem ser utilizados ??para tomar decisões mais assertivas.
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que interessa ao seu negócio.
Sigam os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram