Se trabalha no segmento da alimentação, deve ficar por dentro das tendências para este ano. Segundo relatório de tendências desenvolvido pela consultoria Galunion, veganismo, sustentabilidade e alimentação saudável seguem em alta, mas há outros pontos para ter em atenção.
Os três grandes eixos de inovação para prestar atenção são: modelo de negócio, oferta culinária e experiência e hospitalidade. Confira algumas tendências para cada um desses eixos:
- Modelos de negócios: quick commerce, menus reduzidos, parcerias, espaços flexíveis e ESG.
- Oferta culinária:comida saborosa, alimentação saudável, ingredientes mais sustentáveis, impulsos veganos e vegetarianos, indulgência mais permissiva e o novo comfort food.
- Experiência e hospitalidade:consumidor como protagonista, acessibilidade, protocolos de higiene e segurança, reconexão social, valorização das equipes e era dos dados.
O mais importante é que os empreendedores estejam atentos às macrotendências, mas absorvendo o que for mais aderente ao seu tipo de negócio. Um empreendimento que trabalhe com alimentação saudável, por exemplo, deve buscar inovar dentro do seu nicho, sem perder a identidade.
Já pensou como inovar em 2023 no seu negócio de alimentação?
Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!