As vendas globais de produtos capilares apresentaram um crescimento significativo em 2022, apresentando um aumento de 29% segundo o NPD Group indicando que este é um mercado bastante atraente.
Entre os consumidores brasileiros ganha força a tendência de Skinificação e equilíbrio do microbioma. A Skinificação do cabelo se trata em adotar rotinas de aplicação e ingredientes na formulação de produtos de cuidado capilar (haircare) inspirados nos produtos de cuidados da pele (skincare) e isto se estende a produtos e tratamentos que façam bem também ao couro cabeludo, e não apenas para a fibra capilar e ao comprimento dos fios.
“São produtos que têm tanto uma ação específica para o tratamento de caspa, dermatites e controle de queda, como também uma ação mais multifuncional, ou seja, shampoos que, além dos benefícios voltados à fibra capilar, também favorecem a condição mais saudável do couro cabeludo”, conforme explica o Gerente de contas do The NPD Group, Felipe Martins.
“À medida que o movimento de skinificação dos cuidados capilares ganha força entre os consumidores brasileiros e eles tomam consciência da importância em manter a saúde do couro cabeludo, as marcas terão que responder à demanda por produtos específicos para a região”, é a recomendação de Amanda Caridad, analista sênior da Mintel para a América Latina. Pesquisa Mintel publicada em abril de 2022, apontou que 12% dos brasileiros relataram o uso de tratamentos para o couro cabeludo, como tônicos e esfoliantes, sendo que entre eles 58% relataram que esses produtos fazem parte de suas rotinas semanais quando não saem de casa.
“Atualmente, a categoria de cuidados com o couro cabeludo é impulsionada pela busca por tratamentos. À medida que 2024 se aproxima, o foco mudará para a prevenção”, de acordo com Nicole Silbert, especialista em tendências na WGSN. Segundo ela, os ingredientes nutritivos lideram as inovações nos produtos capilares, incluindo ácido hialurônico, biotina, ceramidas, niacinamida e peptídeos. Ela também aponta que a beleza limpa vai se tornar cada vez mais relevante, sendo impulsionada pela urgência da crise climática, a saúde do planeta e das pessoas. “Até 2024, nenhuma categoria deixará de ser questionada, e o público passará a exigir o uso de ingredientes menos nocivos ao planeta e à nossa saúde”.
Assim, se abrem oportunidades para a maior oferta de produtos capilares que aliem beleza e saúde. Seguindo está tendência estão os produtos que tratam das desordens do couro cabeludo, que o mantenha saudável e com benefícios que estejam alinhados ao estilo de vida dos consumidores como: Fórmulas com probióticos que com características “equilibrantes” como a função de equilíbrio da oleosidade, produtos com foco no equilíbrio da microbiota do couro cabeludo e produtos com foco na prevenção da queda de cabelos.
https://cosmeticinnovation.com.br/vendas-globais-de-produtos-com-beneficios-para-o-couro-cabeludo-crescem-45-em-2022/