Segurança da informação
Usuários corporativos e educacionais da plataforma Gmail no Workspace, terão criptografia de ponta a ponta ao utilizá-la pelo navegador. Este recurso garante a segurança das informações contidas no corpo das mensagens, incluindo anexos. Porém, o cabeçalho das mensagens, lista de destinatários, horários e assunto, ainda não serão criptografados.
Contas corporativas podem utilizar as chaves de segurança do próprio Gmail ou anexarem suas próprias. O recurso, chamado de criptografia ao lado do cliente, inicialmente está em fase de testes para contas beta, mas já é utilizado por outros serviços do Google, como o Drive, Docs, Sheets, Slides, Google Meet e Google Calendar.
Essa criptografia é processada no navegador do dispositivo do cliente antes que qualquer dado seja transmitido ou armazenado. O recurso é ativado para todo o domínio, mas caso algum usuário não deseje utilizá-lo, ele pode desativá-lo no próprio campo de mensagem.
Assim a plataforma consegue oferecer altos padrões de criptografia e compatibilidade, com atenção às regras de armazenamento e privacidade de dados, garantindo maior confidencialidade de corporações que muitas vezes geram e recebem informações sensíveis ali. Com a criptografia de ponta a ponta, nem mesmo a equipe do Gmail consegue ter acesso aos conteúdos privados que são trocados na plataforma.
Leia mais em: Canaltech
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!