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Moda Inovação

Inovação tecnológica é sempre a melhor solução para o seu negócio?

Startup de tapetes que usa lã descartada e antigas práticas têxteis acredita que nem sempre a inovação traz resultados positivos.

· Atualizado em 22/11/2022
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Depois de anos trabalhando na indústria têxtil, Caroline Cockerham e Laura Tripp decidiram que queriam fazer algo diferente. Elas sabiam dos desafios ambientais da produção têxtil, então, quando lançaram sua própria startup, chamada Cicil, a intenção era criar algo mais sustentável. A dupla também questionou uma premissa básica dos negócios hoje em dia sobre inovação: será que ela é sempre boa?

Supostas melhorias na tecnologia nem sempre são positivas para o meio ambiente ou para as pessoas. No mundo dos têxteis, por exemplo, os revestimentos de tapetes ou sofás projetados para repelir manchas geralmente são feitos com PFAS, produtos químicos altamente tóxicos que estão ligados a problemas de saúde.

Mas algumas empresas estão retornando a técnicas mais antigas e escolhendo deliberadamente métodos de produção mais lentos sem o uso de produtos químicos nocivos. No caso da Cicil, elas fabricam tapetes de lã em uma cadeia de fornecimento local e com métodos tradicionais de fabricação. 

As designers encontraram uma cooperativa que trabalha com pequenos criadores cuja lã nem sempre é usada por ser grossa demais para o vestuário, assim conseguiram transformar um material que muitas vezes era desperdiçado em algo de alto valor. A lã não é tingida e para fazer tons de cinza, mistura-se lã preta e marrom que não poderiam ser usadas de outra maneira.

A marca fez uma escolha pelo “ritmo lento” – semelhante à moda lenta (slow fashion), destinada a produzir itens bem-feitos e que as pessoas podem manter por décadas, em vez de substituir sempre que a próxima tendência surgir. Tentando simplificar as coisas o máximo possível, as designers e perguntam: "será que precisamos mudar o que já funciona?” Graças a um planejamento cuidadoso, a Cicil conseguiu manter seus preços competitivos, mas, ao mesmo tempo, espera que os consumidores valorizem a quantidade de mãos que tocaram este produto, do campo à fábrica, até chegar em suas mãos.  

 

Fonte: https://fastcompanybrasil.com/impacto/inovacao-e-sempre-algo-bom-esta-startup-acredita-que-nao/


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