O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com uma variedade de tópicos e estilos. Por enquanto, ele consegue gerar textos escritos de forma natural e coerente – pelo menos, na maior parte das vezes. Porém, é possível que futuramente ele possa inclusive usar microfone e alto-falante para se comunicar, como uma evolução do que entendemos de assistentes virtuais.
Ele é diferente de um chatbot, que é um robô de conversa. Praticamente, todas as varejistas usam esta ferramenta em seu atendimento. Com isso, economizam tempo e recurso, já que muitas das necessidades dos clientes são recorrentes.
Mas, os chatbots são bem limitados. Geralmente, se você tem um questionamento que fuja do script do robô, você não consegue resposta e, em alguns casos, também não consegue ser transferido para um atendente humano.
Por isso, pensar em um chatbot com inteligência artificial é tão animador e assustador, ao mesmo tempo. Assim como um chatbot convencional, com ChatGPT você tem uma experiência de diálogo. Mas, no caso de um chatbot baseado em inteligência artificial, é quase impossível pensar em um limite para as respostas que ele pode dar.
Algumas aplicações do ChatGPT aos negócios:
- Relacionamento com o cliente
Fazem parte do relacionamento com o cliente as interações simpáticas e motivantes, como mensagens positivas em datas especiais. O ChatGPT pode criar uma mensagem de Páscoa para os clientes, por exemplo.
- Marketing e descrição de produtos
Por ser bom em criar textos a partir de informações fornecidas pelo usuário, o ChatGPT pode gerar anúncios interessantes.
- Processos internos
A analista do Sebrae afirma, ainda, que a inteligência artificial pode ser usada em processos internos das empresas, facilitando algumas funções. Um profissional de compras, por exemplo, pode usar o ChatGPT para defender a aquisição de determinado equipamento, gerando um texto que organiza suas ideias a partir de dados colocados no chat.
- Análise de dados
O ChatGPT também pode ajudar o empreendedor a obter uma análise de dados sobre suas vendas, criando insights para ações futuras de sua marca ou serviço.
Entenda mais do assunto e use essa recurso em favor dos seus negócios.
Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!
Notícia original: https://exame.com/negocios/mei-2023-veja-6-mudancas-previstas-para-este-ano/