A tendência empreendedora tem crescido no Brasil, colocando o país em 2º lugar no ranking de empreendedorismo, ficando atrás somente da Índia, segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022. A pesquisa revela que 67% da população adulta brasileira tem interesse em empreender nos próximos três anos. Notavelmente, o franchising tem sido uma via promissora, com crescimento de 12,6% no 4º trimestre de 2022, destacando-se as microfranquias (modelos de até R$100 mil de investimento), de acordo com a Pesquisa de Desempenho Franchising 2022, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Essas microfranquias são preferência entre os jovens (até 30 anos), principalmente pelo baixo custo. Mais da metade dessas operações estão presentes nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do país, com ênfase na área educacional. Houve um aumento de quase 50% no modelo de microfranquias em 2022, chegando a quase 11 mil operações, um indicativo de que o modelo é eficaz para incentivar o empreendedorismo no Brasil.
Fonte: https://www.portaldofranchising.com.br/noticias/brasileiros-optam-pelo-empreendedorismo/