Post / Pessoas
A transformação digital chegou forte nos últimos anos e empresas de todo os tipos tiveram de se adaptar e atualizar suas equipes.
Por muito tempo, a tecnologia dentro das empresas era tratada como área de suporte, mais focada em eficiência de processos e redução de custos.
Hoje a tecnologia passou a ser um fator de diferenciação competitiva, na criação e lançamento de novos produtos, soluções e serviços e tornou-se uma fonte viabilizadora de receita.
A área de TI precisou adquirir visão estratégica e entender de empreendedorismo, cenário econômico, concorrência e mercado em diferentes nichos.
Alguns segmentos estão mais avançados na busca por esse perfil de profissional. Segundo levantamentos da The Bridge, além das demandas do desenvolvimento de software, os cinco principais segmentos são:
Fintech
Serviços financeiros são utilizados cotidianamente de forma massiva. Por isso tantas fintechs surgem para atender necessidades variadas, como transações, contas digitais, investimentos e câmbio.
Seguradoras
A oferta de seguros de todos os tipos cresceu e as insurtechs (do inglês insurance + technology) depende de inovações. A segurança nos sistemas dessas empresas deve ser de ponta, pois trabalham com tratamento de dados sensíves, assim como as fintechs.
Varejo
O varejo movimenta a economia mundial tornou-se ainda mais relevante no ambiente digital, com o crescimento do e-commerce. Muitos varejistas buscam por profissionais especializados em lojas virtuais, web e app, e em todos os processos relacionados, como design, automação, e marketing digital.
Logística
O e-commerce cresceu e a logística acompanhou. As compras online trouxeram um aumento expressivo de entregas, o que causou problemas para as empresas despreparadas e oportunidades para as que se adaptaram rapidamente.
O controle sobre frotas, rotas e sistemas de transporte requer tecnologia para manter as entregas a nível satisfatório. É aí que os especialistas são procurados e soluções inovadoras são desenvolvidas.
Saúde
A área de saúde utiliza soluções tecnológicas para diagnosticar, aprimorar o atendimento e levar as pesquisas a outro nível.
A inteligência artificial é um ponto alto, pelas inúmeras possibilidades de identificação de padrões, evolução de doenças e auxílio preventivo. Outro mecanismo essencial no ramo é o Big Data, para a base da pesquisa científica e de novos tratamentos.
Leia mais em: https://outrolado.com.br/2023/01/17/5-areas-que-mais-contratam-profissionais-de-ti/
Siga nossos canais no Telegram.
January, 2023