A experiência de compra é um importante apsecto na fidelização de clientes, incluindo no e-commerce. O processo de trocas e devoluções tem sido uma grande dor do e-commerce brasileiro. Quem nunca se viu em uma longa fila no horário de almoço para fazer uma troca? No setor de moda, por sua vez, a facilidade para fazer trocas ou devoluções pode fazer com que o consumidor se sinta mais confortável em experimentar novas peças ou novas marcas.
De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 52% dos consumidores já tiveram problemas na logística reversa de produtos comprados online. Em busca de adicionar praticidade ao processo de devolução, a Privalia, maior outlet do Brasil, em parceria com a rede Clique Retire, está adotando o sistema de armários inteligentes (smart lockers) como mais uma opção de devolução.
Os armários ficamem locais estratégicos e de alto fluxo de pessoas, como estações de metrô e de trens urbanos, shoppings e postos de combustível. Além de ter muito mais pontos que os Correios, o sistema não tem filas e funciona no mesmo horário dos estabelecimentos onde os armários estão localizados.
O novo sistema de logística reversa é muito simples. O cliente entra em contato através do app/site/SAC e solicita, normalmente, a devolução do pedido. Em seguida, receberá um email com as instruções de postagem nos armários inteligentes da Clique Retire ou nos Correios. Depois, basta escolher o armáriocom a localização mais conveniente.