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Inovação

Omnichannel melhora a experiência de compra online e traz vantagens

Consumidores brasileiros estão cada vez mais adeptos ao Omnichannel pelas vantagens dessa modalidade de compra online

· Atualizado em 06/01/2023
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Omnichanel

O omnichannel é uma modalidade de comércio onde o cliente pode realizar suas compras transitando entre vários canais, podendo inclusive ir de uma experiência online ao presencial e vice e versa, segundo sua preferência. 

Essa experiência híbrida tem caído no gosto do brasileiro. A pesquisa Carat Insights, apontou que  20% dos respondentes percebem comprar uma vez por semana em lojas integradas, ou seja, com experiências omnichannel, 29% percebem comprar no e-commerce, e um volume maior, 44%, compram nesta frequência em lojas físicas .

A opção de comprar online e retirar na loja, aumentou o acesso dos clientes aos produtos e ofertas, se mostrou em alguns casos mais conveniente, em outros mais econômico. Segundo a pesquisa, em 2022, 69% dos respondentes compraram em loja online para retirar em loja física, representando um aumento de 21% em relação ao ano de 2021.

A pesquisa também mostrou que os clientes percebem maior vantagem nas compras online no que diz respeito a fatores como acesso a variedade de produtos, descontos e disponibilidade de informações. Já a loja física se sobrepõe quanto a troca e devolução. Estratégias omnichannel permitem oferecer uma experiência de compra capaz de reunir as vantagens de cada modalidade.

Leia mais em: Brasileiros estão cada vez mais digitais e experientes no omnichannel

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