this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo

Os desafios sempre presentes na vida das empreendedoras negras

Falta de apoio e de equipes são algumas das dificuldades enfrentadas.

· Atualizado em 15/02/2023
FAVORITAR
0f2c4c4c22456810VgnVCM1000001b00320aRCRD

O empreendedorismo de pessoas negras no Brasil tem crescido nos últimos anos, mas ainda enfrenta muitos desafios. Segundo dados do Sebrae, cerca de 33% dos empreendedores brasileiros são negros, e esse número tem crescido constantemente.

Apesar disso, os empreendedores negros enfrentam muitas dificuldades, incluindo a falta de acesso a recursos financeiros, capacitação e rede de contatos, bem como a discriminação racial e a falta de representatividade em setores específicos. Além disso, muitos negócios de empreendedores negros estão localizados em áreas com infraestrutura precária e têm menos acesso a serviços básicos, como água e eletricidade.

No caso das mulheres negras e empreendedoras o cenário é ainda mais desafiador do que para mulheres brancas ou homens negros, uma vez que enfrentam uma intersecção de discriminações raciais e de gênero. Apesar disso, muitas mulheres negras têm se destacado como empreendedoras bem-sucedidas, enfrentando as barreiras com criatividade, resiliência e determinação.

Segundo dados do Sebrae, cerca de 24% dos empreendedores brasileiros são mulheres negras, e esse número tem crescido constantemente. No entanto, essas empreendedoras ainda enfrentam muitos desafios, como a falta de acesso a recursos financeiros, capacitação, rede de contatos e representatividade em setores específicos. Além disso, muitos negócios de mulheres negras estão localizados em áreas com infraestrutura precária e têm menos acesso a serviços básicos.

Para superar esses desafios, muitas empreendedoras negras têm criado suas próprias redes de apoio e colaboração, trabalhando juntas para superar barreiras e encontrar oportunidades. Além disso, existem organizações e iniciativas que oferecem treinamento, mentoria, acesso a financiamento e outras formas de apoio aos empreendedores negros e às empreendedoras mulheres.

O empreendedorismo de mulheres negras no Brasil é fundamental para promover a igualdade de gênero e racial, bem como impulsionar a economia do país. No entanto, é importante que o governo e outras organizações trabalhem para reduzir as barreiras que as empreendedoras negras enfrentam e promovam a igualdade de oportunidades para todos os brasileiros, independentemente de sua cor de pele ou gênero.

Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD

Notícia original: https://exame.com/negocios/mei-2023-veja-6-mudancas-previstas-para-este-ano/


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
0f2c4c4c22456810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Mais posts para você explorar

Posso ajudar?