O Brasil é o 4º maior mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, um mercado extremamente promissor, que gera aproximadamente 5,45 milhões de oportunidades de trabalho na área de vendas diretas, serviços de beleza, comércio e indústria.
Novos padrões e comportamentos virão impulsionados pelas mudanças trazidas pela tecnologia. Webinar Cosmetics Design Beauty 4.0, feito pelo CosmeticsDesign-Europe, debateu o futuro da tecnologia no mercado de beleza e trouxe interessantes insights como metaverso e construções de comunidades na Beleza, influenciadores virtuais, NFTs e transparência e a tendência virtual first uma versão tecnológica e super atual do “try and buy”. Estar atenta aos diversos canais atrelados a uma estratégia omnichannel associado a tecnologia será muito importante para as marcas de beleza pavimentarem seu caminho para o futuro.
- Metaverso na Beleza indo além da experimentação e envolvendo consumidores
Beleza dá seus passos em direção ao engajamento com o metaverso e já prepara suas estratégias para envolver cada vez mais os consumidores. O momento para as marcas é investir no futuro, não necessariamente gerar vendas, mas pavimentar o caminho
Enquanto a indústria da moda lidera o engajamento com o metaverso, a categoria de beleza começa a dar seus passos. O mercado está no estágio inicial, de testes, mas logo começará a envolver os consumidores consistentemente. O importante, agora, é começar e gerenciar as expectativas dos acionistas de que o dinheiro investido em projetos metaversos podem não gerar vendas instantaneamente. O fundamental é definir os KPIs relacionados às vendas e os não relacionados também.
- Construção de comunidades para conectar consumidores em torno das marcas
O sucesso dependerá das comunidades de beleza dentro do metaverso, indo além de simplesmente criar experiências divertidas para o consumidor, o sucesso dependerá, até certo ponto, da construção de comunidades dentro desse espaço. Conectar e abrir espaço para as mulheres, que adoram falar de beleza cria envolvimento e é um grande diferencial.
- A hora dos influenciadores virtuais
O futuro do influenciador digital traz a revolução do conceito de influenciados. A WGSN, uma das maiores autoridades globais em tendências, aposta no modelo em avatar como o futuro do influenciador digital. As pessoas estão buscando formatos mais inovadores e o avatar permite mais dinamismo, algo que agrada e engaja a geração Z. A distinção entre real e o virtual não é mais tão perceptível e o comércio eletrônico é visto como uma extensão de loja.
- Tecnologia a favor da transparência que é o foco do futuro
Transparência é um valor inexplorado a ser extraído dos NFTs. Que passarão a ser usados pela indústria da beleza, pois servem como certificados de propriedade e autenticidade no metaverso. A visão era que, no futuro, o foco mudaria da sustentabilidade para a transparência, garantindo que os produtos sejam sustentáveis e legalmente compatíveis.
- A ascensão do“Virtual first”
O metaverso será utilizado pelas marcas como um meio de recriar o mundo real. O “Virtual first” será o próximo passo; as marcas criarão produtos e os colocarão no metaverso para que o consumidor possa comprar no mundo real, por exemplo. Maior fluidez entre o mundo real e o mundo virtual. Será possível criar programas de fidelidade onde uma marca pode enviar NFTs aos consumidores que eles podem resgatar na loja por um produto real.
- As experiências de tecnologia de beleza serão perfeitas
A perfeição das experiências se materializará a medida que a tecnologia se sofistica no online e no offline para fornecer uma experiência do consumidor muito consistente. As marcas irão falar com o consumidor de forma holística.
- A tecnologia de diagnóstico integrará saúde e beleza
O futuro apresenta grandes oportunidades para a tecnologia de beleza fazer parceria com tecnologias de diagnóstico.
Os wearables e dispositivos digitais irão diagnosticar problemas de saúde da pele e dos cabelos, confundindo a linha entre beleza e saúde. Haverá uma convergência e integração entre beleza e saúde com a criação e recomendação de novos produtos direcionados por esta análise.