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Mercado e Vendas | CLIENTE
Customer centric: foque suas atenções no cliente e tenha sucesso

Estratégia de centralizar o planejamento da empresa na experiência do cliente aumenta a taxa de fidelização e garante melhores resultados.

· 13/04/2023 · Atualizado em 28/05/2023
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Você já ouviu falar em customer centric? Traduzida literalmente como “cliente no centro”, trata-se da estratégia de centralizar todo o planejamento de uma empresa na experiência do cliente, com foco em aumentar a taxa de fidelização e conseguir melhores resultados. 

Do primeiro contato com o possível consumidor até o pós-venda, passando pelas diferentes etapas da jornada de compra, todas as ações são pensadas para deixar o cliente à vontade com a marca. Para isso, será necessário fazer um estudo do comportamento do seu público, com o objetivo de entender as preferências, desejos, objetivos e dificuldades. Essas informações devem ser usadas para motivar mudanças que vão melhorar a experiência do cliente.  

A consequência é uma maior taxa de fidelização do negócio, afinal, o cliente satisfeito sempre volta para consumir mais. Dessa forma, a empresa vai obter melhores resultados ao final de cada mês.  

Quem trabalha com atendimento ao consumidor sabe que basta uma única experiência negativa para ele repensar se voltará a comprar sua marca. E as pesquisas comprovam essa tendência, destacando que 58% dos usuários não voltam após uma experiência ruim. 

Com base nesta informação, não é difícil entender que a satisfação do cliente passou a ser uma obrigação para o sucesso das empresas no mercado. E isso implica em preocupar-se com todos os detalhes.  

Desafios da estratégia customer centric  

Uma das maiores dificuldades da estratégia customer centric é normalizar essa cultura entre todos os setores e funcionários da empresa. Todos precisam entender que o melhor preço e a melhor qualidade não significam muito se o atendimento deixar o cliente insatisfeito. Dos gestores aos estagiários, portanto, todos precisam adquirir a consciência de que a experiência do cliente tem que ser satisfatória.  

Muitas vezes, a empresa vai precisar mudar decisões para adaptar-se ao que o cliente busca, abandonando estratégias que parecem ser mais vantajosas para adotar ações que priorizem o cliente. Por isso, é sempre bom lembrar que customer centric é pensado a longo prazo. 

Como implantar customer centric na cultura da empresa 

Acompanhe algumas dicas para implantar customer centric na cultura da empresa da maneira certa, colocando o cliente no centro das atenções:  

  • Tenha lideranças voltadas ao cliente, que entendam a importância de valorizar o consumidor e como isso pode trazer bons resultados para a empresa. 
  •  Entenda o seu cliente, conhecendo fundo os seus desejos, desafios, objetivos e seu comportamento em geral.   
  • Invista em diferentes canais de relacionamento para contato com o cliente. 
  • Dê autonomia aos seus funcionários para que eles possam apresentar soluções ágeis para os problemas dos clientes. 
  • Acompanhe o desempenho da empresa, mesmo depois do fechamento da venda. 
  • Use os feedbacks para implementar melhorias constantes no serviço oferecido.

Investir em customer centric é investir no sucesso do seu negócio. Ao colocar o cliente no centro de todas as suas ações, sua empresa se tornará mais focada nas necessidades e desejos do consumidor, o que resultará em uma maior taxa de fidelização e melhores resultados financeiros. Garanta uma experiência satisfatória ao cliente e conquiste um lugar de destaque no mercado! 

Saiba mais sobre a experiência do cliente: 

 Experiência do cliente na prática

Experiência do cliente: como garantir a satisfação dele?

Como é a experiência do cliente na era digital

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