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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Dicas de ouro para utilizar a plataforma do reels

Você deseja tornar o seu negócio mais conhecido e, assim, atrair mais clientes e aumentar suas vendas por meio do Instagram? Conheça o reels!

· 23/03/2023 · Atualizado em 21/04/2023
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Inspirados pelo conteúdo do Sebrae Paraná, selecionamos algumas dicas para você criar reels incríveis e alavancar suas vendas pelo Instagram.

O reels do Instagram se tornou uma ferramenta poderosa para engajar o público e aumentar o alcance da sua loja nessa rede social. Com o reels, você pode criar vídeos curtos e divertidos para mostrar seus produtos, compartilhar dicas úteis ou demonstrar como cada uma das mercadorias funciona na prática. Por isso, uma das melhores ferramentas que podem ajudar a alavancar o seu negócio é a plataforma reels. 

Antes das dicas, é legal que você saiba o que é a ferramenta reels. Ao contrário dos stories e do feed, que aparecem para os seus seguidores, os reels são vídeos curtos de até um minuto e meio, no formato da vertical, que podem aparecer para todos os usuários no Instagram. O objetivo dele é justamente aumentar o alcance das suas publicações. O próprio algoritmo do Instagram privilegia as contas que trabalham os reels com frequência. Por isso, falamos que ele é um ótimo caminho para que mais pessoas conheçam o seu negócio, já que permite que você alcance novos públicos por meio de hashtags, explorar e até mesmo por meio de compartilhamento com amigos e seguidores. 

E, para que um reels funcione, ele precisa respeitar algumas regras: chamar a atenção logo de cara, ter uma linguagem acessível e entregar um conteúdo útil. Por mais simples que seja, lembre-se: as pessoas não entram no Instagram ou em qualquer rede social em busca de anúncios de produtos, elas buscam entretenimento, conteúdo e informação. A venda é consequência da estratégia de um conteúdo bem feito.

Então, vamos às dicas. Nós sabemos que o reels do Instagram é uma plataforma de conteúdos rápidos. Então, como você pode convencer alguém a continuar no seu vídeo? Com um título impactante nos três primeiros segundos. Esse título precisa ser algo que dê ao espectador, uma prévia do seu conteúdo, algo que o fará continuar assistindo ao vídeo até o final. Por exemplo, "Cinco maneiras de mudar a energia do seu ambiente", "Seis coisas que você não sabia sobre cortes de cabelo" ou "Você sabia que tem direito à aposentadoria mesmo sendo MEI?". São títulos que entregam o seu conteúdo e despertam a curiosidade de quem está assistindo. Fique atento ao seu público-alvo, construa um conteúdo que chame a atenção do seu nicho. Portanto, os seus vídeos precisam ter a ver com o seu negócio e com o seu produto.

Uma coisa que você precisa saber é que o reels não se resume a dancinhas. Aliás, existem muitas pessoas que não assistem esses vídeos com som. Sabendo disso, é fundamental que você legende seus vídeos para reter o usuário no seu conteúdo, mesmo se ele estiver com celular silencioso. Além disso, legendar é uma forma de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva que também usam a plataforma. Existem vários aplicativos onde você pode gerar legendas automaticamente, entre eles, o mais conhecido é o CapCut, um aplicativo gratuito que você pode usar de forma ilimitada nos seus vídeos. 

Não existe uma regra para isso, afinal, conteúdo bom é conteúdo bom, mas é muito difícil que um conteúdo longo e denso faça sucesso nos reels do Instagram, principalmente se o seu perfil é pequeno e sua marca ainda não possui fãs que gostam de consumir o seu conteúdo. A dica é: vá direto ao ponto. Nos reels, você tem até um minuto e meio para passar uma informação, desenvolver um conteúdo ou vender um produto. Faça vídeos simples, dinâmicos e entregue seu conteúdo rapidamente. Dessa forma, a estrutura ideal de um reels é a seguinte: faça uma promessa no título, entregue esse conteúdo rapidamente e, para finalizar, faça uma chamada para ação. Isto é, convidar a pessoa para seguir o seu perfil e comentar o conteúdo que acabou de ver. Assim, com mais engajamento no seu vídeo, o próprio Instagram fará ele ser visto por ainda mais pessoas.

Você conhece aquela máxima: a primeira impressão é a que fica. Nos reels, é a mesma coisa. Basta um cuidado e um capricho para escolher cada elemento do seu vídeo. Um bom cenário e iluminação são cruciais para criar vídeos de qualidade para o Instagram reels. A aparência visual do seu vídeo é um dos primeiros fatores que influenciam a opinião do público, então, é importante prestar atenção à iluminação, fundo e outros elementos visuais. Escolha um local bem iluminado e evite gravar em ambientes escuros ou sombreados. Além disso, crie um cenário atraente que esteja relacionado com o tema do seu vídeo e use objetos que possam ajudar a reforçar a mensagem que você está transmitindo. Com um bom cenário e iluminação, você pode criar um vídeo mais envolvente e atraente para seu público, aumentando as chances de seu conteúdo ser visto e apreciado.

Outra dica importante é escolher um tema específico e manter a consistência ao postar vídeos. Ao manter um tema consistente, você cria um senso de identidade e marca para o seu perfil, o que pode ajudar a atrair mais seguidores e aumentar o engajamento. Além disso, não tenha medo de experimentar com diferentes formatos de vídeo, como dancinhas, tutoriais, vídeos informativos e muito mais. Lembre-se de que a variedade pode manter seu público interessado e engajado com seu conteúdo.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Marketing digital: planejar para vender pela internet: "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio."  

Estratégias de vendas para comércio eletrônico. 

Essas foram algumas dicas para você começar a produzir vídeos e conteúdos para o reels do Instagram. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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