this is an h1

this is an h2

Tue Jul 12 11:03:16 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empreendedorismo e inovação: conceitos que se completam

Compreender os conceitos de empreendedorismo e inovação é o fator-chave para o sucesso do seu negócio.

· Atualizado em 12/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Talvez esta seja uma das palavras mais compartilhadas entre os empreendedores: inovação (clique aqui e faça o curso on-line do Sebrae “Inovação”). Sobre ela, muito se pode falar: exploração de novas ideias, oferecimento de soluções, desenvolvimento de novos produtos e serviços, renovação, melhoria. Enfim, qualquer ideia que se articule em torno da inovação leva a crer que quem inova está em posição vantajosa, à frente de quem continua fazendo “mais do mesmo”.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no seu Manual de Oslo, define inovação como “um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa”. Isso quer dizer que os conceitos de conhecimento, implementação e criatividade estão relacionados ao conceito de inovação.

No mundo do empreendedorismo, hoje, é possível falar em alguns tipos de inovação (clique aqui e acesse o e-book “Inovação em tempos de crise”): de processos, de produtos, de empresas, de atividades de inovação. Mas, afinal, qual seria a relação entre inovação e empreendedorismo?

Segundo o dicionário Oxford, pode-se afirmar que o empreendedorismo é a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios. Assim, a ideia é muito aproximada do que se conceitua sobre inovação. É preciso considerar, porém, que pode existir empreendedorismo sem inovação, e o contrário também. Como a inovação tem o potencial de ir ao encontro das expectativas do mercado, o ideal é que os dois conceitos, que se completam, sejam compreendidos na sua essência e estejam unidos para o bem da sobrevivência e do crescimento das empresas.

Alguns caminhos para se buscar a inovação passam por pesquisa, treinamento, máquinas e equipamentos, introdução das inovações tecnológicas, uso de softwares, projetos industriais, entre outros. Mas, acima de tudo, para inovar, o empreendedor precisa ter em mente a necessidade de focar nas pessoas, de conhecer os consumidores, de buscar o envolvimento da equipe e de encontrar as abordagens adequadas aos valores da empresa.

Não se esqueça de que o conceito de inovação requer a habilidade de compreender que as mudanças são constantes e contínuas, por isso é preciso tempo, dedicação e investimento. Busque, portanto, as ferramentas e os parceiros certos para a gestão do processo de inovação.

Saiba mais:

Conheça o curso on-line Inovação!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?