this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Quer ficar por dentro das oportunidades de ações de negócios?

Continuar lendo
Atendimento para o seu negócio
Fale com a gente de onde estiver, online ou pelo telefone
Conheça nossas unidades de atendimento presencial
Agência de Atendimento Sebrae

Nosso espaço mais completo com orientações, cursos, consultorias e serviços personalizados.

Espaço Sebrae em Parceiros

Aqui você encontra orientações mais direcionadas para MEI, formalização e alvarás.

Sala do Empreendedor

Espaço da prefeitura, apoiado pelo Sebrae, com orientações e oferta do nosso portfólio.

Encontre os pontos do Sebrae mais próximos de você
Receba o Sebrae na sua empresa
Perguntas frequentes
  • Como falo com o Sebrae?
    • Quero falar sobre o meu negócio

      O Sebrae está sempre à disposição para te ajudar, por isso, disponibiliza canais de atendimento com equipes sempre prontas para esclarecer todas as suas dúvidas. Se precisar de orientação sobre abertura ou gestão do seu negócio, basta estar logado aqui no portal para conversar online com os especialistas do Sebrae ou, se preferir, pode ligar para o nosso 0800 ou ir até o Sebrae mais próximo de você. 

      Todas as informações estão bem aqui, nesta página. Você pode navegar pelas sessões no menu lateral, à direita.


      Logo no início você encontra os links dos canais de atendimento online Whatsapp, Atendimento Virtual (por Chat ou E-mail) e da Central de Relacionamento (0800 570 0800). Basta clicar no canal de sua preferência para acessar. Você também pode acessar o Chat clicando no balão no canto inferior direito, em qualquer página do Portal.


      Agora, se você deseja ir até uma unidade de atendimento do Sebrae, é simples: logo acima você pesquisa os endereços de todos os pontos de atendimento presencial no Brasil. Selecione o seu estado, a sua cidade e o tipo de unidade de atendimento que você precisa e pronto! Aí está o Sebrae mais perto de você! 

       

      Resolveu o seu problema? Sim Não
  • Tenho dúvidas sobre MEI
    • Como posso alterar meus dados cadastrais de Microempreendedor Individual?

      Você pode fazer as seguintes alterações de informação cadastral:

      - Alterar o título do estabelecimento (Nome fantasia).
      - Excluir o título do estabelecimento (Nome fantasia).
      - Alterar o endereço entre municípios do mesmo estado.
      - Alterar o endereço entre estados.
      - Alterar o endereço em um mesmo município.
      - Alterar o número de telefone.
      - Alterar o endereço de e-mail.
      - Excluir o endereço de e-mail.
      - Alterar as atividades econômicas (principal e secundárias).
      - Alterar o capital social.
      - Alterar a forma de atuação.
      - Fazer pedido de baixa.

      Importante:
      Você pode realizar, no máximo, oito mudanças de uma única vez no formulário de Alteração de Dados Cadastrais do MEI no Portal do Empreendedor. Caso necessário, faça as alterações em mais de uma etapa.

      Roteiro para alterar os dados cadastrais no Portal do Empreendedor.

    • O que é Microempreendedor Individual (MEI)?

      MEI significa Microempreendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo, que trabalha por conta própria. Quando você se cadastra como um, passa a ter CNPJ, isto é, pode exercer uma atividade econômica empresarial, tem facilidades com a abertura de conta bancária, com pedidos de empréstimos e com a emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

      Para ser MEI, é necessário:
      - Faturar no máximo R$ 81 mil por ano (em média R$ 6.750 por mês).
      - Não ter participação em outra empresa como sócio nem titular.
      - Ter até um empregado.

      Para saber mais sobre o MEI, acesse aqui.

       

    • Estou com problemas para me inscrever como MEI. Como podem me ajudar?

      Para se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), é necessário ter feito o cadastro no site do Brasil Cidadão e ter se formalizado pelo site do Portal do Empreendedor.

      Para acessar o site do Brasil Cidadão, clique aqui.
      Para acessar o site do Portal do Empreendedor, clique aqui.

      Caso tenha alguma dificuldade com essas duas páginas, entre em contato com o Fale Conosco dos respectivos sites, reportando o seu problema.

      Para informações sobre como ser MEI e outras, além de cursos online gratuitos, clique aqui.

      Se precisar de mais alguma orientação, basta estar logado aqui no portal para conversar online com o Sebrae por Chat ou E-mail. Ah, o serviço é gratuito :)! Para saber mais detalhes, clique aqui.

       

      Resolveu o seu problema? Sim Não
    • Estou com problemas para baixar o emissor de NF-e. O que devo fazer?

      Com a substituição da versão 3.10 pela 4.0.1 do emissor de Nota Fiscal eletrônica do Sebrae, você precisará fazer um novo download.

      Para isso, acesse: http://emissores.sebraesp.com.br e siga o passo a passo disponível no começo da página, com todas as informações de instalação.

      Observações:

      - É recomendado que sejam utilizados os sistemas operacionais Windows 7, 8 ou 10. O Java do seu computador deve estar atualizado e com o endereço "http://emissores.sebrae.com.br" inserido na lista de exceções.
      - Caso tenha dúvidas sobre como vincular o certificado digital, veja o vídeo: https://youtu.be/ShuIYYQvmso.

      Se ainda tiver dúvidas, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário relatando as suas dificuldades para que possamos orientar com a melhor solução.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
  • Tenho dúvidas sobre os cursos online
    • Como imprimir certificado de curso online?

      Para imprimir seu certificado, é simples:

      - Acesse o Portal do Sebrae e clique em "Entrar" no menu para efetuar o seu login. 

      - Na sua área logada do Portal - "Meu Mural" - clique em "Baixar certificado de curso online".

      - Você será redirecionado para nosso ambiente virtual de aprendizagem. Na parte superior esquerda da tela, clique no ícone “Meus certificados” e escolha qual deseja imprimir.

      Lembramos que, para conseguir imprimir seu certificado, é necessário ter 100% de acesso no curso e participar da pesquisa de satisfação.

      Sempre que precisar tirar dúvidas sobre algo relacionado aos cursos online, entre em contato diretamente com a Central de Ajuda do EAD diretamente no ambiente de aprendizagem, você pode falar por chat, e-mail ou pelo telefone (61) 3003-2558. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
    • Onde posso tirar dúvidas sobre os cursos online?

      Para ter informações sobre os cursos que o Sebrae disponibiliza, acesse a nossa página de cursos online e veja as opções que temos a oferecer. Todos são gratuitos e feitos especialmente para atender às necessidades do empreendedor. Todos eles têm certificado de conclusão, que podem ser impressos, desde que você tenha 100% de aproveitamento do curso e participado da pesquisa de satisfação.

      Você também pode receber atendimento da Central de Ajuda do EaD, via chat, e-mail ou pelo telefone (61) 3003-2558. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
NESTA PÁGINA:
Suporte ao usuário
Suporte a problemas de acesso
Dúvidas frequentes sobre acesso à Conta Sebrae
  • Estou com problemas com o meu e-mail ou com a minha senha
    • Esqueci minha senha. Como posso conseguir uma nova?

      Obter uma nova senha é simples:
      - Clique em "Esqueci minha senha" para receber o link de redefinição no seu e-mail. Lembre-se de verificar a sua caixa de spam, pois a mensagem pode chegar lá.
      - Acesse o link e escolha uma nova senha.

      Caso não receba o e-mail do Sebrae, basta clicar em "não", na pergunta "Resolveu o seu problema?", e preencher o formulário relatando o problema. Vamos passar as orientações necessárias para resolver a sua questão e enviar um novo link.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
    • Como posso alterar a minha senha da Conta Sebrae?

      Para alterar a sua senha, siga os passos abaixo:
      - Acesse o link "Alterar senha". Você será direcionado para o ambiente de gestão da sua Conta Sebrae.
      - Altere sua senha e clique em "Salvar".

      Se não conseguir resolver o problema, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário relatando a sua dificuldade.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
    • Como posso alterar o meu e-mail da Conta Sebrae?

      Se você consegue realizar o login na sua conta, mas deseja alterar o e-mail vinculado a ela, siga os passos abaixo:
      - Acesse o link "Meu Perfil". Você será direcionado para o ambiente de gestão da Conta Sebrae.
      - Altere o seu e-mail e clique em “Salvar”.

      Caso você não se lembre qual e-mail utilizou para o cadastro, tente realizar o login com o seu CPF, ele também é uma chave de acesso.
      Se o problema persistir, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário relatando o seu problema e informando seus dados corretos. Lembre-se de verificar também a sua caixa de spam, pois pode ser que nosso e-mail chegue por lá.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
    • O link para a confirmação de cadastro não chegou no meu e-mail.

      Não se preocupe. Mesmo que não tenha recebido nosso e-mail, seu cadastro está confirmado e você já faz parte da comunidade Sebrae. Faça seu login e comece agora a aproveitar todos os conteúdos, informações e dicas que elaboramos especialmente para o empreendedor.

      Se tiver alguma dificuldade de acesso ou dúvida, clique em "não" na pergunta "Resolveu o seu problema?" e preencha o formulário relatando o ocorrido para que possamos auxiliar no que for necessário.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
  • Estou com problemas com o meu CPF ou o meu CNPJ (empresa) no cadastro
    • Tento realizar o cadastro, mas aparece a mensagem de que meu CPF já está cadastrado. O que devo fazer?

      Isso acontece porque, em algum momento, você já recebeu atendimento do Sebrae, e seus dados estão cadastrados na instituição.
      Para resolver o problema, basta seguir os passos abaixo:
      - Clique em "Esqueci minha senha" para receber o link de redefinição no seu e-mail.
      - Escolha uma nova senha de acesso.

      Lembre-se de verificar a sua caixa de spam, pois pode ser que a nossa mensagem chegue por lá.
      Se não conseguir resolver o problema, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário relatando a sua dificuldade.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
    • Como adiciono um CNPJ ao meu perfil?

      Vincular uma empresa é muito simples, basta seguir os passos abaixo:
      - Efetue o login no Portal Sebrae.
      - Na área logada (Meu Mural), clique no botão “Cadastre sua empresa”, que fica abaixo do seu nome à esquerda da tela.
      - Digite o CNPJ e clique em “adicionar”.
      - Verifique os dados da empresa e clique em “Cadastrar”.
      - Pronto! Sua empresa estará cadastrada no seu perfil.

      Se tiver alguma dificuldade, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário com suas dúvidas para que possamos encaminhar-lhe a solução mais adequada.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
    • Posso cadastrar mais de um CNPJ ao meu perfil?

      Sim, você pode cadastrar quantas empresas quiser no seu perfil. Caso você já tenha uma empresa cadastrada e deseja cadastrar mais empresas, basta seguir os passos abaixo:
      - Efetue o login no Portal Sebrae.
      - No canto superior direito, acesse o menu referente ao seu perfil e escolha a opção “Meu Empreendimento”.
      - Você será levado para o ambiente de edição da sua Conta Sebrae.
      - Digite o CNPJ e clique em “adicionar”.
      Pronto! Uma nova empresa está cadastrada no seu perfil!

      Se tiver alguma dificuldade, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário com suas dúvidas para que possamos encaminhar-lhe a solução mais adequada.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
    • Eu me desvinculei da minha empresa sem querer. O que eu faço agora?

      Para vincular a empresa novamente, basta seguir os passos abaixo:
      - No canto superior direito da tela, clique na bolinha do seu perfil e selecione a opção “Meu empreendimento".
      - Você será levado para o ambiente de edição da sua conta.
      - Digite o CNPJ e clique em “adicionar”.
      Pronto! Sua empresa está novamente cadastrada no seu perfil!
      Se não resolver dessa forma, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário explicando a sua dificuldade para que lhe encaminhemos a melhor solução.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
Ouvidoria
Sugestões, denúncias, elogios ou reclamações, entre em contato com a nossa ouvidoria
WhatsApp

O Sebrae está ainda mais próximo de você, através do nosso canal oficial no WhatsApp! 

Utilizamos o WhatsApp para atendimento humanizado através da nossa Central Nacional de Relacionamento (0800 570 0800). Utilizamos também o WhatsApp para envio de notícias, soluções e novidades exclusivas sobre o universo do empreendedorismo.

Confira abaixo todos os nossos números oficiais de WhatsApp utilizados para envios de informações.

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.