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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Hospitalidade como atrativo turístico

Boa receptividade e hospitalidade aos turistas estrangeiros é um dos ativos mais importantes do Brasil na área do turismo.

· Atualizado em 06/03/2023
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Hospitalidade significa receber bem as pessoas que visitam um determinado local. Vem do latim hospitalitate, que é o ato de acolher. No idioma francês, derivado do latim, o vocábulo hospice significa abrigo ao estrangeiro. A palavra hóspede, por sua vez, origina-se do latim hospes e refere-se à pessoa que se aloja temporariamente em uma casa alheia, “aquele que é recebido”. Hospes é a raiz etimológica de hotel, cuja origem também é francesa – hôtel – que, no século XVIII, chamava-se hostel, estabelecimento que providencia acomodações. 

As origens da hospitalidade, no entanto, são bem mais remotas. Na Grécia Antiga, por exemplo, os habitantes da cidade de Olímpia precisavam receber bem os estrangeiros que vinham para os Jogos Olímpicos. Durante o Império Romano, os convidados dos césares eram acolhidos com banquetes com os melhores alimentos disponíveis. 

Muito tempo depois, no século VI, quando foi fundada a Ordem de São Bento na Itália, os monges beneditinos dedicavam-se à hospitalidade, inicialmente para os peregrinos em troca de contribuições espontâneas e, posteriormente, para mercadores e viajantes com finalidades recreativas. Entre os séculos XVI e XIX, Veneza, na Itália, era um ponto de peregrinação onde havia hotéis que atendiam italianos, franceses, flamengos e alemães.  

A arte de receber bem é considerada um traço cultural genuíno do povo brasileiro e um bem imaterial valioso para o turismo. Ao lado das belezas naturais, a hospitalidade sempre foi uma das principais motivações dos turistas estrangeiros que escolhem o Brasil como destino de viagem. 

Nossa cultura reforça a ideia de que devemos tratar bem as pessoas que vêm conhecer nosso país. Como a indústria do turismo é uma importante atividade econômica do Brasil, a hospitalidade torna-se um grande diferencial competitivo. Principalmente na área de hotelaria.  

A hospitalidade brasileira é comprovada por dados empíricos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, o estado do Mato Grosso do Sul teve a maior nota em hospitalidade, com aprovação de 99,8% dos visitantes internacionais. Na sequência, vêm os estados de Santa Catarina (99,2%), Rio Grande do Sul (98,9%) e Paraná (98,5%), seguidos por São Paulo e Rio Grande do Norte, empatados com 98,4%.  

Vamos enfocar agora a hospitalidade no setor de hotelaria. Veja a seguir os diferenciais que podem tornar o seu hotel mais agradável para os hóspedes: 

  • Ambiente – a decoração e o conforto das comodidades são fatores importantes para que os hóspedes se sintam acolhidos e bem recepcionados, pois o hotel é onde as pessoas pretendem descansar e esperam encontrar meios para tanto. É importante ter disponibilidade de internet, café da manhã, dentre outras comodidades. 
  • Equipe – os profissionais ligados ao turismo e que ficam na linha de frente, responsáveis pela hospitalidade são: camareiras, garçons, monitores, recepcionistas de meios de hospedagem e tantos outros profissionais intimamente ligados ao turista. Eles precisam ser muito bem treinados e preparados para bem receber, de modo que todos esses setores possam oferecer um bom atendimento. 
  • Administração – A gestão do hotel é responsável para que tudo funcione perfeitamente conforme os padrões estabelecidos. Por isso, muitas empresas optam por implementar a tecnologia em suas gestões, automatizando alguns processos para que seja possível oferecer uma ótima experiência para seus hóspedes. 
  • Tecnologia – A adoção de um sistema de gestão de hotel pode ser a solução ideal para atender melhor seus hóspedes e aumentar sua produtividade.  

Para o setor de turismo, tanto hotéis quanto agências, a hospitalidade é um fator capaz de aumentar a competitividade dos serviços dos estabelecimentos, bem como de fidelizar os clientes. Esta é uma das razões pelas quais as três maiores redes de hotéis internacionais presentes no Brasil elegeram a boa recepção como um dos itens de maior valor. 

A hospitalidade pode transformar estranhos em conhecidos, amigos em melhores amigos, forasteiros em pessoas íntimas. Os brasileiros sabem disso como poucos povos do mundo. E a hospitalidade também pode ajudar os negócios na área de turismo a tornarem-se mais produtivos e eficientes.   

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